sexta-feira, 11 de setembro de 2009

TACACÁ DE MANAUS


O Tacacá está para o nortista, assim como o Chimarrão está para o sulista. Por incrível que pareça, somente em escrever a respeito, sinto imediatamente água na boca!

Esta iguaria tem origem indígena, deriva-se do mani poi – feito com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta e sal. O preparado atual é com tucupi, goma, camarão e jambu, sendo servido em cuias (com cesta na base, para proteger as mãos), com sal e pimenta a gosto. Pára mano!


A mais tradicional de Manaus é o Tacacá da Dona Maria, na Avenida Ramos Ferreira, em frente a Academia de Letras - frequento o lugar deste quando eu era curimin, hoje o comando é do Natinho, Ivete e irmãos, a Dona Maria ainda faz o preparo do tucupi.

Outros famosos de Manaus:
  • Tacacá do Tio João, na Avenida Darcy Vargas, ao lado do Amazonas Shopping – foi considerado o melhor tacacá de 2009, pela revista Veja;
  • Tacacá da Gisela, no Largo de São Sebastião e no Parque Jeferson Péres - o nome foi em homenagem a Dona Gisela, mãe do meu amigo Carlinho do Violão; esta senhora foi a primeira a instalar a sua banquinha de tacacá, na Praça de São Sebastião; atualmente, o comando é do casal Rosa e Joaquim, contando com o toque mágico da Maria;
  • Tacacá do Ishiba, na Rua I 38 Conjunto do Eldorado – o casal Uniko e Katsumi Ishiba veio do Japão na década de 60, passaram anos vendendo verduras, depois migraram para a venda de tacacá.

    Não dar para segurar, vou correndo tomar o meu Tacacá! Fui.

2 comentários:

Unknown disse...

Está convidado a deliciar-se com o Tacacá da Sassá.. tenho certeza q vc não vai se arrepender! venha conferir. Fica no conjunto Canaranas próximo garagem da União Cascavel.

Anônimo disse...

esta convidado para tomar verdadeiramente o melhor tacaca de manaus .
Rua : sao jose
bairro : sao jorge
proximo a caixa dagua
sextas, sabados, e domingos.
contamos com sua presença.

informacoes : 9167-5386 falar com mary