domingo, 6 de setembro de 2009

A BANDEIRA DO ESTADO DO AMAZONAS

Posted by Picasa
No próximo dia 5 de Setembro será "O Dia do Estado do Amazonas", nada mais justo do que publicar fotos da nossa bandeira. Para falar a verdade, não gosto nem um pouco das cores e do desenho do nosso pavilhão, parece muito com a dos Estados Unidos (o algoz do planeta terra).


As autoridade deveriam promover um grande debate com a sociedade, no sentido de criarem um novo pendão, sintetizando as nossas cores, nosso povo, a cultura, os rios e as matas, o passado, presente e futuro do nosso querido e amado Estado do Amazonas. 

As cores azul e branco devem continuar, representam o nosso ceú, mas o vermelho é o sangue dos nossos soldados, derramados no solo de Canudos (foi o confronto entre o Exército da República e um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, na então comunidade de Canudos, no interior do Estado da Bahia); o verde da mata amazônica seria melhor representado.

Estive no Parque Jefferson Peres, no local próximo ao Pórtico, encontramos o nosso símbolo maior, a atual Bandeira do Estado do Amazonas, a fotos estão postadas acima.

Segundo a Biblioteca Virtual do Estado do Amazonas “na bandeira amazonense, ao branco e azul soma-se o vermelho (que pode ser interpretado em relação à época de preparação da bandeira), exatamente para que fosse levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897, pelo batalhão militar amazonense, que se integrou às forças dos demais estados naquela luta. As estrelas heráldicas de cinco pontas são extremamente comuns em nossos símbolos. Estão nas Armas Nacionais, simulam a constelação do Cruzeiro do Sul, representam o Distrito Federal e parecem proteger o escudo. Já estavam no Brasão de Armas do Reino e do Império do Brasil e também foram peças da bandeira da Revolução Baiana de 1798, e das revoluções pernambucanas de 1817 e 1824. Estão na maioria das bandeiras estaduais lançadas com a proclamação da República. No retângulo azul da bandeira do Amazonas são aplicadas 25 estrelas em prata, simbolizando o número de municípios existentes em 4 de agosto de 1897 e indicando o momento histórico do embarque das tropas para Canudos, tal como se recolhe das pesquisas históricas, e foi depois lançado no artigo 7.º, inciso VI da lei respectiva. No centro do retângulo azul há uma estrela de primeira grandeza, representando Manaus. Da esquerda para a direita as estrelas simbolizam os municípios de Borba, Silves, Barcelos, Maués, Tefé, Parintins, Itacoatiara, Coari, Codajás, Manicoré, Barreirinha, São Paulo de Olivença, Urucará, Humaitá, Boa Vista, Moura, Fonte Boa, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Canutama, Manacapuru, Urucurituba, Carauari e São Felipe do Juruá. A bandeira do Estado do Amazonas foi consolidada pela Lei n.º 1.513, de 14 de janeiro de 1982 e seu uso foi regulamentada pelo Decreto n.º 6.189, de 10 de março de 1982”.

Viva o Estado do Amazonas e o nosso Brasil! Viva!
Fotos: J Martins Rocha

Nenhum comentário: