terça-feira, 8 de setembro de 2009

FAMÍLIA ANTONY

O jornal “Em Tempo”, edição 06 do corrente, publicou um trabalho do jornalista Evaldo Ferreira, sobre a Rua Henrique Antony. O que me chamou bastante a atenção foram as fotos publicadas, pois foram enviadas pelo senhor Bernardo Portal Madeira, de Porto, Portugal, para publicação em nosso blog, o jornal fez os créditos.

Segundo a matéria do jornal, o senhor Henrique Antony foi um italiano, considerado o primeiro estrangeiro a se naturalizar brasileiro no Amazonas, conforme carta de naturalização no. 678, de 25 de julho de 1853.

Foi um grande brasileiro, defendeu o nosso país na Guerra do Paraguai (1865/1870), chegando a falecer em plena batalha, junto com outros tantos brasileiros.

Deixou dois filhos:


  • Luiz Antony – veio novo com o pai para Manaus, participou da guerra, chegando ao posto de coronel. Teve vários filhos: Antonio Guerreiro, Hildebrando Luiz, Leandro Perdigão e João Carlos. Deu continuidade aos negócios do seu pai;

  • João Carlos Antony – nasceu em Manaus, estudou arquitetura em Florença, fundou a empresa Antony & Moreton, organizou a Empresa de Abastecimento de Águas de Manaus, além do planejamento e inauguração do Cemitério São Batista. Teve os filhos Dinari, Américo e Raul Antony.

    A família Antony está na sexta geração, chegando a mais de 200 descendentes somente em Manaus. Tenho o privilégio de conhecer um deles: o despachante aduaneiro Empedocles Antony.
Postar um comentário