Segundo a matéria do jornal, o senhor Henrique Antony foi um italiano, considerado o primeiro estrangeiro a se naturalizar brasileiro no Amazonas, conforme carta de naturalização no. 678, de 25 de julho de 1853.
Foi um grande brasileiro, defendeu o nosso país na Guerra do Paraguai (1865/1870), chegando a falecer em plena batalha, junto com outros tantos brasileiros.
Deixou dois filhos:
Luiz Antony – veio novo com o pai para Manaus, participou da guerra, chegando ao posto de coronel. Teve vários filhos: Antonio Guerreiro, Hildebrando Luiz, Leandro Perdigão e João Carlos. Deu continuidade aos negócios do seu pai;
João Carlos Antony – nasceu em Manaus, estudou arquitetura em Florença, fundou a empresa Antony & Moreton, organizou a Empresa de Abastecimento de Águas de Manaus, além do planejamento e inauguração do Cemitério São Batista. Teve os filhos Dinari, Américo e Raul Antony.
A família Antony está na sexta geração, chegando a mais de 200 descendentes somente em Manaus. Tenho o privilégio de conhecer um deles: o despachante aduaneiro Empedocles Antony.
3 comentários:
Parabéns ao jornalista Evaldo Ferreira por preservar, por meio da Mídia Informatizada,através do BlogdoRocha, excelente pesquisa genealógica referente à família Antony.
Como parte deste tradicional e abençoado clã,faço parte da sexta geração, sendo filha do saudoso Leandro Cordeiro Antony.
Apenas acrescento que já estamos na oitava geração, graças aos nossos filhos e netos.
A vocês o meu comovido obrigada.
Gardênia Herculano Antony
Riio de janeiro,09/11/2010.
São Paulo, 22 de abril de 2011.
Agradecemos por todo desempenho em nos matermos informados a cerca da história tradicional da nossa família que tanto queremos conhecer em sua totalidade.
Lahys Antony.
Parabéns ao jornalista, tbm faço parte dessa familia sou bisneta Raul Antony,
Patrícia Antony
Postar um comentário