sexta-feira, 17 de julho de 2009

MUNICÍPIO DE BARCELOS, AMAZONAS

Posted by Picasa
O governador do Grão-Pará e Maranhão (com sede em Belém) - Francisco Xavier de Mendonça Furtado, criou no ano de 1751, a Capitania de São José de Javari, depois chamada de Capitania de São José do Rio Negro (raiz do futuro Estado do Amazonas), a capital foi fixada na Missão do Mariuá, depois chamada de Vila de Barcelos (aportuguesamento dos lugares da Amazônia), tendo como governador Joaquim de Melo e Povoas.

O povo de Barcelos tem muito o que se orgulhar, listarei apenas dez razões:
1. Foi a primeira capital do Estado do Amazonas (até 1758);
2. É considerado o maior município brasileiro e o segundo do mundo, com uma área de 122.476 Km2;
3. Em Barcelos encontra-se a “Cachoeira do Eldorado”, considerada a maior do Brasil em queda d´água livre, com 400 metros de extensão;
4. Também encontramos em Barcelos o “Abismo Guy Collet” considerado a caverna mais profunda do Brasil;
5. Destaca-se também na grande produção nacional e na exportação de peixes ornamentais;
6. Possui um bom potencial turístico: as mais bonitas praias do Amazonas  estão em Barcelos;
7. Em suas terras, encontramos parte do “Parque Nacional do Jaú”. Fica lá também o “Parque Estadual da Serra do Aracá”;
8. A Área de Proteção Ambiental Mariuá possui 1.400 ilhas, considerado o maior arquipélogo do mundo;
9. É considerado o melhor local do Amazonas para a pesca esportiva: os maiores Tucunarés são encontrados em Barcelos;
10. Para finalizar, Barcelos promove uma belissima festa chamada de “O Festival do Peixe Ornamental” – foi instituido em 1994 e homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa, o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico. A festa costuma atrair milhares de pessoas, cerca de 25.000 visitantes e apresenta uma programação de pesca desportiva, ecoturismo e espectáculos.

No município foi rodado o filme intitulado “A Festa da Menina Morta” - conta a história de uma comunidade no Alto Rio Negro - foi o mais premiado no Festival de Gramado, ainda não tem data da estreia nos cinemas.

O município fica a 396 km de Manaus, em linha reta, por via fluvial sobe para 495 km, a viagem em barco de recreio dura em torno de 26 horas. A cidade possui um aeroporto para aviões de pequeno e médio porte.

Vamos lá, gente! No próximo dia 26 a grande festa vai começar! É isso ai.




Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhosa descrição a respeito dessa dádiva da natureza que é a cidade de Barcelos. Somos uma família de professores (mãe e filhos)e pretendemos mudar para lá (de malas e cuias), mas enquanto isso não acontece gostaria de criar um site totalmente dedicado ao município de Barcelos. Gostei muito do seu texto e gostaria de sua permissão para colocá-lo em meu site, e claro com sua assinatura embaixo, o identificando como o autor. Não consegui lhe mandar e-mail pessoal, por isso deixo aqui o meu. carlanegreiros13@hotmail.com
Aguardo resposta. Obrigada!

Carla Negreiros Cardoso Mingos