quarta-feira, 27 de maio de 2009

CENTENÁRIO DO MÁRIO YPIRANGA MONTEIRO & OLHARES SOBRE MANAUS

Posted by Picasa

Neste final de mês de maio, acontecerão dois eventos culturais, importantíssimo na nossa “Manô de mil contrastes” (expressão utilizada pelo famoso colunista social Nogar): Exposição de Artes Visuais Transmanaus 2009 e Seminário do Centenário de Nascimento do Historiador Mário Ypiranga Monteiro.

O primeiro evento acontecerá na sede do IPHAN/AM/RR, na Travessa Vivaldo Lima, centro, no período de 28 de maio a 12 de julho de 2009, de 2ª a 6ª das 08h às 18h. Tem como objetivo despertar o interesse da população pela história da nossa terra. Vários artistas plásticos farão recriações a partir das fotos dos séculos 19 e 20.

O segundo, acontecerá no Instituto Geográfico e Histórico (IGHA), situado na Rua Bernardo Ramos, no. 117, centro. O evento acontecerá nos dias 28 e 29 às 19h. Será uma homenagem pelo nascimento do professor, historiador, advogado, folclorista, conferencista, geógrafo e jornalistas (ufa!) Mário Ypiranga Monteiro. Os palestrantes serão o Dr. Robério Braga, titular da SEC; Francisco Gomes, escritor; Charles Maciel Falcão, professor da UEA – com a coordenação da Marita Monteiro, filha do historiador.

Os locais dos dois eventos ficam no centro histórico de manaus; o IPHAN fica próximo ao prédio da antiga sede da Administração do Porto de Manaus (Rua Taqueirinha) e ao lado da antiga “Boate dos Ingleses”. Lembram agora? O IGHA tem o acesso pela Rua Bernardo Ramos (esta rua passa ao lado do Paço da Liberdade, antiga sede do governo municipal).

Na próxima quinta-feira, farei o possível para participar dos dois eventos, não há incompatibilidade de horários. Os motivos são os melhores possíveis, em primeiro lugar, pela vontade de obter mais conhecimentos da história da nossa cidade; segundo, pela excelente oportunidade para tirar fotos do interior desses prédios históricos.

Depois dos eventos, pretendo dar um pulo no “Bar do Quintino” e no “Cabaré Chinelo”, brincadeirinha! Os comandantes dos cofres públicos municipal e estadual, ainda não tiveram a ousadia de “ressurgir das cinzas” estes dois estabelecimentos, importantíssimos no contexto da nossa história.

Foto: J Martins Rocha - montagem (colagem) - Marita Monteiro, Mário Ypiranga, Recriação do Paulo Trindade, Frontispício do Paço da Liberdade, Baía do Rio Negro e Sede do IPHAN e Cabaré Chinelo.

Nenhum comentário: