quinta-feira, 14 de maio de 2009

INPA

Histórico
Criado em 1952 e implementado em 1954 - o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) - ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o INPA é referência mundial em Biologia Tropical.
Os primeiros anos do INPA foram caracterizados pela exploração da área por meio de pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia.
Para cumprir o desafio, o Instituto possui doze Coordenações de Pesquisas: Botânica; Biologia Aquática; Ecologia; Aquacultura; Tecnologia de Alimentos; Silvicultura Tropical; Ciências da Saúde; Produtos Florestais; Produtos Naturais; Entomologia; Ciências Agronômicas; Clima e Recursos Hídricos e um Núcleo de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, o qual foi criado para trabalhar com as populações tradicionais da região. O INPA possui três núcleos de pesquisas localizados nos Estados do Acre, Roraima e Rondônia.
Infra-Estrutura
O INPA tem sua sede em uma área de 379.868,41m2, na área urbana de Manaus, distribuída em três campi:
Campus Aleixo I, com 255.736,49m2;
Campus Aleixo II, com 49.131,92m2;
Campus do V-8, com 75.000,00m2.
Três reservas florestais e duas biológicas, quatro estações experimentais, duas bases flutuantes de pesquisa, um laboratório flutuante e um barco de pesquisa também compõem sua estrutura, conforme segue abaixo.
Reservas:
1. Adolpho Ducke;
2. Walter Egler;
3. Ouro Preto d´Oeste, em Rondônia;
4. Biológica da Campina;
5. Biológica do Cuieiras.
Estações Experimentais:
1. Silvicultura Tropical;
2. Fruticultura;
3. Hortaliças (Olericultura);
4. Agricultura de Várzea.
Bases Flutuantes de Pesquisas:
1. Catalão, no Encontro das Águas;
2. Tarumã, no Rio Negro.
Laboratório Flutuante: Herald Sioli, na Ilha da Manchanteria.
Barco de Pesquisas:
Amanaí II.

Fonte: http://www.inpa.gov.br/