sábado, 18 de outubro de 2008

PROJETO UAKTI

Uakti 2008 (31/10/2008)
Assinpa/ASPI

Confraternização entre público e artistas do
Projeto Uakti 1989

O PROJETO UAKTI – 19 ANOS
Para comemorar os 20 anos do Projeto Uakti em 2009 está sendo organizada uma grande reunião preparatória no dia 31/10/08 (sexta-feira), que será um misto de confraternização e show musical, poético e de artes plásticas. Além de comemorar os 21 anos da Assinpa e os 22 da ASPI, produtoras do evento em 1989.
O Projeto Uakti realizou-se entre 1989 e 1990 e reuniu na Assinpa durante 21 semanas cerca de 200 artistas de diversas expressões culturais (música, pintura, poesia falada, dança, performances teatrais, circenses e de revista; capoeira e maculelê; exposições de fotos, charges, desenhos científicos e artísticos; colagens). O projeto atraiu um público seleto e qualificado do mundo acadêmico, político, da mídia, da cultura e das artes, junto à comunidade do INPA.
O registro dessas 21 “Sextas-culturais & ecológicas” do Uakti está expresso em cerca de 900 slides (800 fotografias, cartazes, folderes, notícias de jornal). reunidos e digitalizados pela Associação dos Pesquisadores do INPA – ASPI, dentro do Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia. Todos os artistas e o público já identificado nas 800 fotografias está sendo convidado. [Se você conhece alguém que participou do Uakti e não recebeu convite envie um e-mail à ASPI].

A PROGRAMAÇÃO:

18h00 às 19h30 – Apresentação e discussão do Pré-Projeto comemorativo dos 20 anos do Projeto Uakti a se realizar em 2009; criação de uma entidade específica para dar continuidade ao Projeto Uakti/Amazonas a partir de 2009 (Associação dos Amigos do Uakti?);
19h00 - Mostra (em telões) de fotos, cartazes, folderes e notícias de Jornal do Projeto Uakti 1989 – A partir das 20h00 apenas no telão do Chapéu de Cima
19h30 – Abertura da Exposição de quadros “Caminho das Águas” do artista plástico Amazonense, Raymond Rocha de Sá.
20h00 – Apresentação do documentário “Projeto Uakti – um espaço de expressão e identidade dos artistas amazonenses no final da década de 80” (DVD, 20 minutos)
20h30 – Mostra de Músicos e Poetas da Amazônia, com abertura do Coral do INPA.
Encerramento: O público poderá dançar ao ritmo das Músicas do Beiradão Amazônico.

Os músicos, poetas e escritores podem trazer seus CDs e livros para serem vendidos na Barraca especialmente montada para este fim.

DOCUMENTÁRIO-SÍNTESE DO UAKTI 1989
Para o próximo dia 31/10 (20h00), está sendo produzido um documentário-síntese em DVD do Projeto Uakti 1989, bem como organizadas exposições e shows. Por enquanto o título do documentário é “Projeto Uakti: um espaço de expressão e identidade dos artistas amazonenses no final da década de 1980”.

A SOCIEDADE UAKTI
Antes disso (a partir das 18h00), quem quiser discutir a continuidade do Projeto Uakti, seu formato e as formas de financiá-lo já em 2009 (“20 Anos do Uakti”) é só comparecer à Assinpa. Uma proposta é a criação de uma associação dos amigos do Projeto Uakti.

VERNISSAGE de RAYMOND DE SÁ
Também uma grande atração dessa noite é a vernissage “Caminho das Águas” do artista plástico, poeta e ator amazonense Raymond de Sá. Ele foi o autor dos cenários do Projeto Uakti em 1989 e virá de Brasília especialmente para mostrar ao público suas novas telas e elaborar um novo cenário para o Uakti 2008. [Passagem aérea fornecida pelo Sindsep-AM]

RECITAL DE ELIAKIN RUFINO
Um dos convidados especiais desta noite (veja relação abaixo) vem de Boa Vista (RR). Trata-se do grande poeta e compositor Eliakin Rufino, sem dúvida um dos maiores da Amazônia, que recitará alguns poemas de sua lavra. Eliakin é o autor do Poema “Uakti”, que inspirou o nome do projeto. [Passagem aérea fornecida pela Equipol Turismo Ltda]. Também estão sendo convidados os poetas Aníbal Beça, Dori Carvalho, Celdo Braga, Tenório Teles, Elson Farias e Thiago de Melo. Serão recitados poemas de Alcides Werk (in memorian), participante do Uakti 1989.

MOSTRA DE MÚSICOS E POETAS DO AMAZONAS
Depois da apresentação do documentário em vídeo (08h30), está sendo organizada uma mostra de músicos e poetas amazonenses que será gravada em CD e DVD. A coordenação está a cargo do botânico e mestre de capoeira KK Bonates (um dos coordenadores do projeto em 1989) e Armando de Paula (coordenador musical do Uakti 1989). Estão previstas homenagens a artistas consagrados da música popular amazonense e ao final, o público poderá dançar sob o som das músicas de Beiradão. O Coral do INPA fará a abertura. O show será transmitido para 3 telões espalhados no campus da Assinpa.

MOSTRA DE MÚSICAS DO BEIRADÃO
A Música de Beiradão é uma mistura de ritmos e de influências que surgiu na metades dos anos 70 e atingiu o auge em meados dos 1980. Há um incipiente movimento no sentido de resgatar a Música do Beiradão com releituras e que buscam revalorizar os conhecimentos, a cultura e os trejeitos dos caboclos. Os principais artífices da música de beiradão no Amazonas são os compositores Teixeira de Manaus, Ozéas da Guitarra, Chico Caju (sax-beiradão), Cheiro-Verde, André Amazonas.

MOSTRA DE FOTOS DO ACERVO UAKTI
Durante todo o evento (no chapéu de cima) o público presente poderá ver (em data-shows e no computador) uma amostra de cerca de 300 fotografias do Uakti 1989 que está dividida em: músicos; artistas plásticos; dança e artes cênicas; exposições e cenários; público. Quem quiser consultar o banco de imagens completo do Uakti 1989 (900 imagens) também poderá fazê-lo, inclusive ajudando a identificar artistas e público.

RESERVE SUA MESA, ADQUIRA SEU INGRESSO
Estamos buscando apoio financeiro junto a diversas empresas e entidades. As mesas serão vendidas a preços módicos [40,00] (metade para o pessoal do INPA e metade para convidados, dando-se preferência aos participantes do Uakti 1989) e teremos comida regional e bebidas. Também serão vendidos convites individuais [10,00]. O início das vendas será anunciado em breve. A renda será revertida parte do pagamento da Produção do Uakti 2008 e parte na Produção do Uakti 2009.
.

Lista dos Participantes do Uakti 1989:

Música:

Músicos Compositores – Adelson Santos, Afonso Toscano, Antonio Pereira, Armando de Paula Candinho & Inês, Carlos Castro, Célio Cruz, Celito, Cileno, Élson Brasil, Lúcio Bahia, Maca, Mário Jacqson, Natan Jr., Rauney de Carvalho, Roberto Dibo, Sandro Guimarães, Torrinho..
Músicos Acompanhantes – Almir Fernandes, Bernardo, China, Paulo Peruca, Renato Linhares, Said.
Participações Especiais – Grupos - Banda Jazz Mania [Ronaldo (Guitarra), Bibi (bateria), Ítalo (Sax), Paulo - Contra-baixo)], Grupo de Forró & Bolero, Irmãos Roger Vasquez (Peru), Raízes Caboclas, Songo Bolívia (Francisco Peralta); Celdo Braga, Ítalo Jimenes, Jane Bastos, Lucinha Cabral, Los Latinos (Jano, Kiko, Peio), Paulinho Kokai, Pepê Fonnãn, Robertinho, Zoty.
Canjas: Adauto Ribeiro, Edin Berg, Susana Cláudia, Graça Silva, George Hamilton, Barbosinha, Élson Bezerra. Neliton Marques.

Artes Plásticas:
Ademar Venâncio, Anísio Melo, Artêmio Silva, Bia Ishida, Cledyr Pinheiro, Cristóvão, Déa Monteiro, Efraim, Eliberto Barroncas, Flávio Farias, Ivon Lobato, Jader Resende, Jair Jacqmont, João Rodrigues, Jorge Marques, José Adelino, Jôu Aguiar, Marcos Figueira, Neusa Rita, Raymond de Sá, Ricardo Montiel, Ruy Machado, Sebastião Alves.

Dança:
NUDAC (Djalma Cosmos, Andréa Arruda, Samara), Grupo Experimental de Dança, Grupo Renascença de Dança (Jorge Kennedy, Cléa Alves, Sérgio Bicudo, Guto, Andréa Vitória, Ana Mendes), Grupo de Teatro e Dança Jurupari (Adalto Gil, Gabriel Albuquerque, Tenório Cavalcante, Luciana Coutinho, Roseane, Andréa Rossana, Guilermina Fontenele, Sandro e Eleusa de Quevedo, Grupo de Dança Raízes (Susana, Guto, Carlinha e Carla).

Performances Teatrais:
Francisco Cardoso, Théo Correia, Dimi Soares, Narda Teles, Juarez Calheiros, Companhia Teatro de Bonecos, Paulinho Mamulengo, Joelma Andrauss, Condessa Botticcelli.

Poetas:
Aníbal Beça, Dori Carvalho, Alcides Werk (in memorian), Silvia Mendonça, Darlene Fernandes, Lúcia Antony (interpretação), , Luís Augusto Souza, Marcos Figueira, Norma Colares, Wagner Melo, Afraim, Juarez Calheiros, Carlos Drummond de Andrade (interpretado), Augusto dos Anjos (interpretado).

Fotos, charges, desenhos
- Felipe França, Marilene Braga, KK Bonates, Isaac Amorim, Léo Leão.

Apresentadores:
Francisco Cardoso, Astrid Lima, Lúcia Pardo, KK Bonates
Iluminação: Fila Luz (Batata)
Sonoplastia: Exodus (Escola de Música)
Fotografias; Felipe França
Artesanato: Índia

Direção de Música & Poesia interpretada: Armando de Paula
Direção de Cenografia, Artes Plásticas e Teatrais – Raymond de Sá
Coordenação Geral: William Gama (produção e execução) & KK Bonates (direção e coordenação dos shows)