quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CENTRO CULTURAL POVOS DA AMAZÔNIA



Ano passado visitei as instalações do Centro Cultural Povos da Amazônia, fiquei impressionado com a estrutura e a diversidade de exposições. Existem duas Malocas, de etnias do alto Rio Negro, com guias e vendedores de artesanatos, todos indígenas aculturados. Não visitei as bibliotecas, porém, acesso com freqüência o sitio da instituição, para baixar fotos da nossa Manaus antiga.
Vale a pena fazer uma visita, não desperdice esta oportunidade. Segundo o sitio
www.povosdaamazonia.am.gov.br “Possui uma área de 68.268 metros quadrados e perímetro de um quilômetro, onde estão instalados um Pavilhão Cultural com cerca de sete mil metros quadrados de área construída e uma arena de espetáculos com capacidade para 17 mil pessoas.
O raio de suas ações se estenderá por nove países da América do Sul: Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Guiana Inglesa, Suriname e Guiana Francesa, abrangendo uma população estimada em 23 milhões de habitantes, distribuídos por uma área de mais de 7 milhões de quilômetros quadrados.
Tem a finalidade de identificar, valorizar, difundir e popularizar a cultura e os conhecimentos dos Povos da Floresta, em âmbito regional e internacional, além de pesquisar, identificar e processar os conhecimentos gerados mundialmente sobre a Amazônia, disponibilizando-os ao conhecimento das populações locais.
A proposta do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, embasado na missão de valorizar a cultura amazônida, já disponibiliza para eventos culturais da região uma arena de artes, destinada a 17mil pessoas e ainda pretende apresentar exposições e oferecer à estudantes, pesquisadores e à comunidade em geral um banco virtual de dados técnico-científicos sobre a Amazônia, contribuindo para a difusão cultural desta região para o mundo.”