quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

MANAUS 2010




Está circulando na cidade a revista MANAUS, da Prefeitura Municipal de Manaus, mostrando as realizações de 2009 e os projetos para 2010, do governo do prefeito Amazonino Mendes; confesso que não caio em conversa mole de político, porém, irei ressaltar alguns pontos que eu acho muito importante para a nossa cidade, pelo menos farei o registro, ficará na internet para futuras cobranças, vamos lá:


A Nova Ponta Negra – Serão investidos 43 milhões, com fontes do Governo Federal e bancos internacionais, para reformular totalmente um dos principais cartões postais de Manaus. Será recriada dentro de uma concepção contemporânea, arrojada e de padrão internacional. Terá a ampliação dos espaços de entretenimento, lazer e serviços; o anfiteatro será revitalizado, e um complexo esportivo será construído para abrigar eventos nacionais e internacionais; construção de mirante e píer para atração de lanchas e pequenas embarcações, restaurantes, hotéis e centro de compras e serviços. O complexo obedecerá à concepção de preservação ambiental e de valorização do ser humano.


Praça da Saudade – Está prevista para ser entregue em fevereiro próximo, com o seu traçado totalmente reconstruído – contará novamente com o charme das luminárias de ferro fundido e caramanchões laterais, onde vão apoiar-se os bouganvilles que estão sendo plantados no local. O monumento em homenagem a Tenreiro Aranha, primeiro presidente da Província do Amazonas, também está sendo restaurado e recolocado em seu local original. O espaço será utilizado com área de lazer e espaço cultural.


Paço Municipal – Abrigará o Museu da Cidade. Este prédio, de arquitetura neoclássica, sediou o Governo Provincial em 1879 e do Governo Republicano em 1917, foi também sede da PMM por diversos anos. Fará parte do acervo as três urnas funerárias indígenas encontradas durante as escavações.


Mercado Adolpho Lisboa – As obras de restauração serão reiniciadas, com um prazo de 24 meses para a conclusão, de forma que a população tenha de volta um de seus maiores patrimônios históricos.


Iluminação Pública – Viabilizará a modernização da rede nos grandes eixos viários da cidade, contemplando as principais avenidas com substituição da antiga iluminação com fiação aérea por fiação subterrânea e luminárias mais adequadas.


Centro de Compras – Será construído o Centro de compras para abrigar o comércio popular, neste local serão instaladas áreas para bancos, loterias, praças de alimentação e espaços para órgãos como SPC, Serasa, INSS e outros. Serão beneficiados em torno de 2.300 camelôs. Esta obra faz parte do Programa de Reestruturação do Centro de Manaus (ProManaus).


Manaus Belíngue – O projeto vai capacitar trabalhadores do comércio e de serviços com ensino de idiomas para a Copa do Mundo de 2014. Serão oferecidas quatro mil vagas para qualificar trabalhadores da cidade nos idiomas inglês, espanhol e mandarim (chinês), destinados a garçons, taxistas, cobradores, motoristas de ônibus, atendentes de órgãos e serviços públicos para o turismo, além de outros profissionais da área.


Reformas em Feiras e Mercados – Infraestrutura, treinamento, climatização, higienização e outros benefícios serão direcionados para a disciplina e a organização do setor. Será beneficiada a feira da Manaus Moderna, centro, da Banana, no Santo Antonio e Compensa.


Teatro Municipal de Manaus – Com 1.400 lugares, abrigará espetáculos e se confirmará como espaço para manifestações culturais. Será construído na Ponta Negra, com a junção de três corpos: o prédio de entrada (foyer) com quatro pavimentos que vão abrigar espaços para exposições, um café, um bar e um restaurante com mezanino; o prédio da platéia com salas técnicas, um mezanino e dois pavimentos de frisas laterais; e o prédio da caixa cênica com seis pavimentos, dois reservados para a administração, três pavimentos de camarins e um pavimento técnico.

Isto é apenas um aperitivo, existem muitas outras obras, sem falar o investimento pesado que o governo do Estado irá fazer, para dotar a cidade de toda um infraestrura, tendo em vista a Copa de 2014. Até lá cidade terá uma nova Arena Multiuso, transportes Monotrilho, a Ponte Manaus/Iranduba e a revitalização total do centro antigo de Manaus. Vou esperar para ver - olha que eu sou igual ao São Tomé!

Nenhum comentário: