terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O PEIXE BOI DA AMAZÔNIA




O nosso peixe boi, conhecido cientificamente como Trichechus inunguis, difere do marinho e do africano, principalmente no tamanho, o originário das águas doces são os menores, alçando até 3 metros de comprimento e com um peso de 450 quilos, possuem uma mancha na região ventral e ausência de unhas nas nadadeiras peitorais. A sua alimentação é basicamente de plantas aquáticas e semi-aquáticas, consome diariamente até 10% do seu peso; devido ao seu baixo metabolismo, consegue ficar até 20 minutos embaixo da água, sem respirar. Cada fêmea produz somente um filhote em cada gestação e este mama até os dois anos de idade. A caça desse animal é proibida, porém, os ribeirinhos da Amazônia, ainda fazem o seu abate, pois o consumo de sua carne é muita apreciada. A destruição do seu habitat, a contaminação das águas com agrotóxicos e mercúrio, a pesca de arrastão, o abate exagerado no passado, etc., estão contribuindo para o desaparecimento da espécie, atualmente, está classificado pela UICN (2000) como “vulnerável”.


O Instituto de Pesquisas da Amazônia – INPA, possui um local chamado Bosque da Ciência, em Manaus, no bairro Aleixo, onde poderemos encontrar o Tanque do Peixe Boi – esses animais são levados para o instituto ainda bem novinhos, geralmente são encontrados quase sem vida pelos ribeirinhos, pois a mãe foi abatida numa caçada, alguns já nasceram em cativeiro. O INPA e outras instituições conservacionistas efetuaram, pouco tempo atrás, a reintrodução na natureza do Puru e Anama, esses animais estavam no tanque do INPA desde 1995 e 1999, respectivamente, foram soltos em um afluente do Rio Negro, estão sendo monitorados através de um radiotransmissor colocado neles.


Segundo a pesquisadora do INPA Vera Ferreira “O peixe-boi da Amazônia exerce um papel fundamental na cadeia alimentar e no ecossistema aquático da região, ao se alimentar nas grandes ilhas de capim flutuantes existentes nos rios da Amazônia, o maior herbívoro aquático controla o crescimento dessas plantas e com suas fezes e urina fertiliza as águas contribuindo para a manutenção do ambiente, transforma essas macrofitas em partículas menores por meio de suas fezes que servem de alimento para outras espécies de animais também presentes nos rios da Amazônia”.


Agora que já sabemos um pouco mais sobre o nosso Peixe Boi, poderemos fazer parte da Associação dos Amigos do Peixe Boi, do INPA, contribuir de fato para a sua preservação e, jamais e em hipótese alguma, iremos aceitar a carne de peixe boi, deveremos, sim, denunciar ao IBAMA que faz tal comercialização.


Nenhum comentário: