quinta-feira, 27 de agosto de 2009

RIO AMAZONAS - FINALISTA

O Rio Amazonas e as Cataratas do Iguaçu estão entre as 14 finalistas em uma votação global pela internet para escolher as Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
O resultado final sairá em 2011, a votação poderá ser feita pelo sitio
WWW.new7wonders.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Amazonas - O rio Amazonas é um grande rio que corta todo o norte da América do Sul, ao centro da floresta amazônica. Maior rio da Terra, tanto em caudal (volume d'água) quanto em comprimento (6.937,08 quilômetros de extensão), tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no grande Delta do Amazonas, no norte brasileiro. Ao longo de seu percurso recebe, ainda no Peru, os nomes de Carhuasanta, Lloqueta, Apurímac, Rio Ene, Rio Tambo, Ucayali e Amazonas (Peru). Entra em território brasileiro com o nome de rio Solimões e finalmente, em Manaus, após a junção com o Rio Negro, recebe o nome de Rio Amazonas e como tal segue até a sua foz no Oceano Atlântico.

Por muito tempo acreditou-se ser o rio Amazonas o mais
caudaloso do mundo, porém o segundo maior em comprimento (o mais extenso cria-se então ser o rio Nilo). Após análise detalhada, técnicos do INPE, todavia, apuraram que o rio Amazonas tem de fato 6.937,08 km de extensão, superando o rio Nilo em cerca de 140 km.

Detentor da maior bacia hidrográfica do mundo, ultrapassando os 7 milhões de km², a maior parte do rio está inserida na planície sedimentar Amazônica, embora a nascente em sua totalidade é acidentada e de grande altitude. Marginalmente, a vegetação ribeirinha é, em sua maioria exuberante, predominando as florestas equatoriais da Amazônia.

A área coberta por água no rio Amazonas e seus afluentes mais do que triplica durante as estações do ano. Em média, na estação seca, 110.000 km² estão submersos, enquanto que na estação das chuvas essa área chega a ser de 350.000 km². No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 50 km durante as chuvas.

Fotos: J Martins Rocha

Postar um comentário