segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS

No dia 09 do corrente, foi comemorado o Dia dos Pais; segundo alguns historiadores, a data teve início há mais de 4 mil anos atrás na antiga Babilônia quando um jovem esculpiu o primeiro cartão, desejando felicidades ao pai. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise resolveu homenagear o seu pai, baseando-se na homenagem ao dias das mães, então em 19 de junho de 1910 foi comemorado o 1º dia dos pais. O presidente norte-americano Richard Nixon oficializou e tornou o 3º domingo de junho o Dia dos pais, em 1972.

No Brasil, a data que se comemora o dia dos pais é o 2º domingo de agosto, sendo criada na década de 50 pelo publicitário Sylvio Bhering com finalidades comerciais.

Antigamente, os pais participavam muito pouco da vida familiar. A função deles era trabalhar muito para sustentar os filhos e a esposa, mas a educação das crianças, a arrumação da casa e todos os outros problemas do lar eram resolvidos pela mãe. A sociedade foi aos poucos se transformando e, a cada dia, mais mulheres começaram a trabalhar fora e a contribuir com o sustento do lar. Com isso, os homens também começaram a mudar e a dividir as responsabilidades da família com suas esposas. Isso foi muito bom, pois agora os pais estão muito mais próximos de seus filhos, têm mais tempo para ensinar o que sabem e compartilhar os bons momentos com as pessoas que amam.

Os pais de antigamente não recebiam muitos presentes, não havia todo este apelo consumista de agora; alguns recebiam apenas um Bolo, regado com guaraná e sucos; alguns até que recebiam um dos presentes, a seguir: cuecas samba-canção, suspensório, pijamas, toalhas de banho, lenços, carteiras porta cédulas, charutos, pentes Flamengo, sandália de couro, gravatas, loção de colônia, barbeador da Gillette, disco de vinil, rádios à válvulas, etc.

Os pais da atualidade recebem de presente, equipamentos de última geração: notebook, palm, relógios importados, MP 15, pen drives, celulares, roupas de grifes, etc.

O meu paizão resolveu se mudar para o "Condomínio Parque Tarumã", o presente que ele adora receber é a própria presença dos filhos - fiz a minha parte: fui visitá-lo, levei bastantes flores e orações.

O melhor presente que eu recebi dos meus filhos, foi um café regional, na estrada do Turismo, pago por eles, é claro!

Um amigo me contou que recebeu uma ligação do seu filho mais novo, foi mais ou menos assim a conversa:
– Olá paizão! Arranja duzentos reais para comprar o teu presente! Pediu na maior cara de pau.
– Meu filho do coração! Não quero receber presentes, basta apenas um “sinto muito”! Respondeu na mesma moeda. Não sei quem é o mais esperto, o pai ou o filho!
Se a grana está curta, basta apenas um abraço e um beijo no “papá” – o presente maior chama-se amor de filho para com o pai.