quinta-feira, 21 de julho de 2022

AQUI E AGORA

 

Esta canção do compositor e cantor Gilberto Gil, constitui-se numa obra que “dar muito o que falar”, com tema para psicólogos divagarem e fonte para dissertações acadêmicas, além deste pobre mortal que buscar entender a inspiração deste cancioneiro popular ao escrever seus poemas musicais.

Para a maioria dos psicólogos (um profissional que analisa e estuda os fenômenos de comportamento e psíquicos do ser humano), a letra do Gilberto Gil, tem a ver com o momento presente, a tal Gestalt-terapia, onde o passado não existe e o futuro ainda não é.

Na realidade, os psicólogos tentam melhorar a vida de seus pacientes, para que esqueçam as situações passadas que tanto os machucam, pois o que passou, passou, não tem como modifica-las (a não ser que viagem no tempo e no espaço para consertar erros passados) e que o futuro ainda não aconteceu, portanto, não podem sofrer antecipadamente, e que para terem uma felicidade plena os pacientes devem viver o que acontece aqui e agora.

Por outro lado, existe um grande número de estudantes, professores e doutores que fizeram e fazem trabalhos acadêmicos de difícil compreensão sobre a letra da música do Gilberto Gil “Aqui e Agora”.

São trabalhos sérios, de intensas pesquisas e estão disponíveis nos sites de busca, no entanto, as pessoas comuns nada entendem, pois utilizam uma linguagem técnica, ficando restritas a discussões no meio acadêmico.

Como sou um cara um pouco travado mentalmente, juro que não consigo entender o que os psicólogos rezam em suas cartilhas, muito menos o que escrevem os doutores da academia.

Certa vez, o próprio Gilberto Gil deu uma dica para o periódico Música Popular em Revista, Campinas, SP, 2021: “Esse lugar ao qual me refiro não é necessariamente geográfico ou topográfico. É um lugar especial, um lugar interior. Onde quer que a gente esteja, o melhor lugar do mundo é onde você está. E é agora, o tempo de hoje. Na verdade, isso é sobre a meditação”

Ao ouvir esta bela canção, fiquei a imaginar que o narrador é um bebe na barriga de sua mãe, num mundo interior, onde o seu mundo é ali dentro, sem ter vivenciado nada do passado, sem futuro, pois a sua vida é aqui e agora.

Vamos lá Rocha:

Aqui e Agora

- O “aqui” é o espaço (onde estou, dentro da barriga de minha mãe) e “agora” é o tempo (o mês em que estou dentro, três, quatro, cinco ou mais);

O melhor lugar do mundo

É aqui e agora

- Não conheço o passado, nem sofro pelo o futuro, dessa forma, o melhor lugar do mundo é estar, neste momento, dentro da barriga de minha mãe;

Quando ser leve ou pesado

Deixa de fazer sentido

- Por eu estar dentro do líquido amniótico (minha urina!), flutuo na bolsa, independentemente de ser pequeno ou grandão, isto tanto faz como tanto fez;

Aqui onde indefinido

Agora que é quase quando

- Neste local aqui nada é definido e tudo pode acontecer, não depende de mim e não irei sofrer por isto;

Aqui de onde o olho mira

Agora que ouvido escuta

O tempo que a voz não fala

Mas que o coração tributa

- Em dias claros miro a luz; escuto os batimentos cardíacos de minha mãe; não falo, mas o meu coração é dela;

Aqui onde a cor é clara

Agora que é tudo escuro

Viver em Guadalajara

Dentro de um figo maduro

- Vejo a cor alaranjada durante o dia e escuro na noite de sono. Tanto faz a cidade onde estou, pois vivo dentro de um figo maduro (que possui o formato da barriga de minha mãe);

Agora sete, oito ou nove

- Posso nascer prematuro (sete meses ou oito) ou normal aos nove meses de gestação;

Sentir é questão de pele

Amor é tudo que move

- Sinto o toque e o carinho de minha mãe, sua voz, sons, timbres e músicas que ela canta quando está feliz, tudo é pelo seu amor por mim;

Aqui perto passa um rio

- Tudo envolta é água, um rio;

Agora eu vi um lagarto

- Acho que a minha mãe está fazendo amor com o seu parceiro;

Morrer deve ser tão frio

Quanto na hora do parto

- Sou quente, mas estou para nascer, caso morra ficarei frio na hora do parto;

Aqui fora de perigo

Agora dentro de instantes

Depois de tudo que eu digo

Muito embora muito antes

- Nasci vivo, estou fora de perigo, o que falei e senti antes não importa mais, agora em diante o meu mundo é aqui e agora;

O melhor lugar do mundo

É aqui e agora

O melhor lugar do mundo

É aqui e agora

- Sem palavras.

Brincadeiras à parte, esta música vale a pena ser escutada e apreciada a sua letra, apesar das milhares tentativas de decifrar a ideia do autor.

É isso ai.

Clique no linque abaixo e ouça:

https://music.youtube.com/watch?v=_op2-ySOWQs&feature=share

Fontes:

https://gravidez.online/vida-bebe-barriga-mae/

http://www.manuellabahls.com/.../voce-sabe-o-que-e-o-aqui...

https://www.daitebi.com.br/.../a-vida-do-bebe-na-barriga...