domingo, 17 de julho de 2022

RADIODIFUSÃO DO AMAZONAS


Os manauaras mais antigos eram vidrados em ouvir em seu aparelho (o receptor, conhecido como rádio) as emissoras de rádio (as rádios, emissoras de radiofrequências), tínhamos somente três em Manaus, a extinta Baré (também conhecida como PRF6, hoje, na frequência ficou a CBN), a Difusora e a Rio Mar; com o passar do tempo, foram aparecendo uma infinidade delas, incluindo as da Web com alcance mundial.

Rádio Baré – Foi fundada em Sete de setembro de 1938, pelo radioamador paulista Lizardo Rodrigues, técnico em eletrônica e ex-funcionários dos Correios e Telégrafos, na Avenida Sete de Setembro, 1801, em frente ao Palácio Rio Negro, com o nome de “Voz da Bariceia (1938-1945)”, contando com o apoio do carioca Wuppschlander Lima, um bacharel em direito e funcionário da Fazenda Pública, considerado o primeiro locutor esportivo do Amazonas. Tempos depois, passou para os Diários Associados, de Assis Chateaubriand, como Rádio Baré (1945-2007), Rádio Globo (2007-2009), depois passou para o Commercio (2009-2015), quando foi extinta. Teve a sua frequência arrendada para a Rede Amazônica, dando lugar para a CBN Amazônia. Na época do Flávio de   Souza era conhecida como PRF-6.  Um dos primeiros diretores foi o Josué Cláudio de Souza (pai) que saiu depois para fundar a Rádio Difusora do Amazonas. Na época de ouro da rádio, a emissora possuía um palco externo com shows musicais na Maloca dos Barés, onde é hoje a Capitania dos Portos (Marinha) e utilizava também o Cine Guarany para shows musicais.

 

Rádio Difusora – Foi criada no dia 24 de novembro de 1948 pelo Josué Cláudio de Souza (foi Deputado Federal e Prefeito de Manaus), na Rua Joaquim Sarmento, conhecida como ZYS-8. Em 1968, passou para a frequência 96.9 FM, passando para Rádio Difusora do Amazonas. Em 2016, a Assembleia Legislativa do Amazonas declarou como Patrimônio Cultural Imaterial. Em 2017 foi extinta a sua frequência de AM e inaugurou a FM 93.7. Na época de ouro da rádio, a emissora possuía um palco externo com shows musicais na Avenida Getúlio Vagas, onde é hoje o edifício Palácio do Rádio e utilizava também o Cine Polytheama para shows musicais. Atualmente, fica no Edifício Palácio do Comércio, na Avenida Eduardo Ribeiro.

 

Rádio Rio Mar – Inaugurada em 1954, tendo como sócios o comerciante Charles Hamú e os irmãos Aguinaldo e Aluysio Archer Pinto. No início, a emissora ficava no 8º. Andar do edifício IAPTEC (hoje INSS), depois, passou para a Avenida Epaminondas (ZYB-22). Em 1960, os estúdios foram para o bairro de São Raimundo, atrás do Estádio da Colina. A partir de então, foi adquirida pelo Arcebispo de Manaus, Dom João de Souza Lima, para utilização de apoio às ações pastorais. Assumiram os padres Tiago de Souza Braz e Onias Bento da Silva. Atualmente, fica no prédio da Rádio Mar, no Largo de São Sebastião, sob a administração da Arquidiocese de Manaus.

 

Nos tempos atuais, existem 55 emissoras concessionadas pela ANATEL (uma das primeiras agências reguladoras do Brasil) no Amazonas.

Em Manaus, temos umas 20 emissoras de radiofrequência e inúmeras outras de Rádio Web.

Ano passado, tentei implantar uma Rádio Web através do Edital Encontro das Artes, da SEC/AM, com um orçamento em torno de trinta mil reais, mas fui desclassificado.

A ideia era a seguinte:

“uma rádio web (via internet), com site e domínio próprio e divulgação nas redes sociais (cultura digital em mídias interativas), visando divulgar para todo o mundo da produção de conteúdo culturais e a artísticos oriundos do município de Iranduba, interior do Estado do Amazonas. Programas voltados para a música, preservação arqueológica dos nossos ancestrais indígenas, história do patrimônio histórico (por exemplo, As Ruínas da Vila de Paricatuba), culinária, novelas radiofônicas, saúde e prevenção, esporte e lazer, divulgação de eventos esportivos e culturais que acontecerão na cidade etc. A "Radio Web - Arte e Cultura de Iranduba", onde seriam contratados profissionais para fazerem a criação do site e domínio próprio, implantação de softwares (streaming) e aplicativos. Compra de Equipamentos e Aluguel de um espaço apropriado. Por se tratar de uma rádio transmitida via internet, haveria num primeiro momento (a fase de testes) uma vasta programação musical, com exclusividade para a produção musical de amazonenses e da região norte do país. Seria implantada na própria cidade de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, distante 19,89 quilômetros de Manaus, ligada à capital do Amazonas através da Ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida como Ponte Rio Negro (o que permitiria um intercâmbio cultural e artístico mais rápido)”.

A ideia ainda não morreu, pretendo, sim, um dia implantar uma Rádio Web em Manaus, continuando o trabalho dos nossos pioneiros, difundindo para o mundo, via internet, a nossa história, os nossos costumes, a nossa música popular amazonense, a nossa culinária, enfim, a nossa cultura e o nosso povo manauara e amazonense.

 

É isso ai.