domingo, 24 de julho de 2022

A MINHA CASA REDONDA

Foto: Internet


 Nascemos e moramos na casa dos nossos pais, quanto temos esta felicidade, crescemos e sonhamos com a casa que um dia poderemos chamar de minha – casamos e quem casa quer casa, depois, separamos de nossas mulheres e voltamos para a velha casa de nossos pais - passei por tudo isto, no entanto, sempre sonhei em morar em minha casa ideal, ela veio em meu pensamento, mas até o momento atual não pude construir a minha casa redonda.

A casa dos meus pais fica na Vila Paraíso, uma construção mista de madeira e alvenaria, construída no final de década de sessenta – eu e os meus irmãos casamos e fomos morar cada um no seu quadrado.

Com o passar do tempo, nossos pais faleceram, nossa casinha ficou triste e abandonada – muitos anos depois, separei e o meu irmão, também – e voltamos para o nosso ninho.

Tive uma ideia de ressuscitar a beleza de nossa casa – eu e meu irmão Henrique estamos pintando, reformando aos poucos – as pessoas passam pelo nosso barraco e ficam admirando uma beleza que ficou anos esquecida.

Por incrível que pareça, ela ainda guarda madeiras do nosso velho flutuando do Igarapé de Manaus, onde nascemos, além de conter muitos objetos e violões da oficina de luteria de nosso velho pai Rochinha.

Apesar de tudo isto, ainda guardo o sonho de um dia construir a minha casa redonda.

Alguns falam por ai que, a grande sacada da casa redonda é que a sogra não terá o seu canto nela. Tá rindo, né?

A sua construção seria em Iranduba, se possível próximo ao Rio Negro e seria mais ou menos assim:

Especificação da “Casa Redonda”:

Porão, com Oficina e Sistema de Tratamento de Água;

Térreo, com Cozinha e Sala de Jantar;

Primeiro andar, onde ficam os Quartos, Suítes e o Redódromo (para os visitantes armarem as suas redes) - todos com os nomes dos rios da nossa Amazônia – o meu será Rio Negro, com uma fatia maior, é claro!

Segundo andar, com o Auditório, Cine Guarany e um Museu (com peças da nossa Manaus Antiga).

Terceiro andar, com Piscina, Jardim Suspenso, Solário e um Observatório do Espaço Sideral.

Além disto, terá o seguinte: Energia Solar (Placas) e Gerador, Água de Poço, Cisterna, Quadras de Esporte, Estacionamento, Jardins, Pomar, Criatório de Peixes  (Psicultura), Criação de Abelhas (Psicultura), Cultivo de Tomates e Pimentões em Estufas e Muito Mais.

É um sonho? É, sim, senhor! Mas, as coisas somente acontecem a partir de um sonho, de uma vontade, de um pensamento e de MUITA  AÇÃO!

Caso não for possível construir a minha casa redonda, acredito que os meus dois netinhos (a Duda e Mateus) já gostaram da minha ideia e uma dia, talvez, construam e realizem o meu sonho.

Enquanto isto não acontece, estamos revitalizando a nossa casa tradicional e com o tempo ela irá ficar linda e bela para o mundo ver, pois no momento é apenas um sonho a minha casa redonda.

É isso aí.