sexta-feira, 22 de julho de 2022

TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO

 


                                                 Foto: José Rocha

Este projeto foi pensando por Joaquim Alencar na década de oitenta, inclusive foi publicado em jornais da época. Dei uma melhorada na ideia, conforme a seguir:


No decorrer dos anos muitos prefeitos e políticos trataram do assunto de forma superficial, porém nunca implantaram de fato este sistema de transporte alternativo fluvial.


O novo prefeito David Almeida poderá determinar a sua equipe de engenharia que faça estudos mais aprofundados e verificará que ele será viável, pois encurtará distâncias, aproveitando a imensidão do nosso majestoso Rio Negro que banha toda a nossa cidade.


O projeto consiste em utilizar “Barcos A Jato” conhecidos como “Expresso”, fabricados no Pólo Naval da nossa cidade, construídos em aço, alumínio e fibra, com motores de popa velozes e potentes, dotados de conforto e segurança.

Eles são os mais indicados, pois oferece aceleração e velocidade, promovendo a diminuição da duração das viagens “anulação do espaço pelo tempo”, um produto da modernização aquaviária e já faz parte da paisagem do transporte fluvial da nossa região.


Rotas saindo do bairro Puraquequara, na Zona Leste, com várias paradas intermediárias (em pequenas balsas flutuantes), permitindo a população de alguns bairros e comunidades ribeirinhas, chegar de forma rápida e saudável ao Centro da cidade e desta para os bairros de São Raimundo, Compensa (Ponte Rio Negro), Praia da Ponta Negra até a Marina do Davi, na Zona Oeste, onde os passageiros poderão se deslocar para a Zona Rural da Bacia do Tarumã e vice-versa.


Servirá, também, para incrementar o turismo, pois todos aqueles que chegam a nossa cidade via aérea desejam conhecer e passear de forma rápida pelo Rio Negro, que possui uma beleza singular. 

Irá contribuir para elevar a autoestima dos manauaras que terão oportunidade de passearem aos finais de semana ao redor da cidade de uma forma saudável e segura.