sexta-feira, 27 de abril de 2012

O PROJETO JARAQUI ESTÁ DE VOLTA!


Está circulando na net uma chamada geral para a retomada dos trabalhos desse famoso projeto criado no final da década de 70 – o encontro será no sábado (28), na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), na Rotunda (uma construção circular com cúpula), nas proximidades do atual “Café do Pina”.




Haverá a presença de lideranças politicas, sociais, religiosas, estudantis e outras forças populares, o foco dos discursos será contra a atuação dos ladrões dos recursos públicos, que tomaram o governo de assalto – com ênfase na aplicação da Fica Limpa no executivo, legislativo e judiciário.

Para os mais jovens que nunca ouviram falar do Projeto Jaraqui, o Coronel Norberto, editor do Blog www.catadordepapeis.blogspot.com relata o seguinte: “Sob esta denominação bem regional, intelectuais e técnicos, professores e o próprio povo reuniam-se na Praça da Polícia, abrigados na rotunda (construção do prefeito Araújo Lima). A iniciativa bem sucedida teve início no final dos anos 1970 e adentrou a década seguinte. O encontro, sem necessidade de mesa diretiva ou de moderador, permitia o debate franco sobre o tema preestabelecido, e tomava o final da manhã do sábado. Esse encontro do povo aliada à arquitetura da “sede” poderia sugerir uma "ágora" manauense. O Projeto Jaraqui, do Fórum de Debates da Amazônia, foi um grito que levantou contra o imperialismo e devastação da floresta e a incoerência dos programas governamentais. Do coração da Selva, o Jaraqui gritou para o mundo e foi ouvido. Um dia, o Jaraqui entendeu que havia dado seu recado. Se o mundo ouviu, como queria os jornais de Manaus, desconheço. Sei apenas que o Jaraqui voltou para as águas do grande rio. O Dr. Frederico Arruda estava lá, eu o vi muitos sábados com sua disposição. Para mim, ele era o Projeto”.

O Projeto Jaraqui será bem-vindo, precisamos disso, de um lugar aberto, sem amarras, para o povo falar, gritar, protestar e, ser ouvido – todos estão cansados da atuação pífia dos nossos representantes no parlamento, principalmente, no Senado e na Câmara Federal; da roubalheira dos homens que estão no governo, nas obras superfaturadas e, no descrédito em que passa o judiciário. E isso ai.

Um comentário:

dembsp disse...

Saudações, mestre José Rocha

Grato pela valiosa informação. A sociedade precisa de mobilização urgente; nosso país foi tomado mesmo por golpistas com diversas habilidades, acompanhados de parceiros gulosos e inescrupulosos.

Tive a infelicidade de conhecer alguns maléficos bem de perto, mas nunca me empolguei com suas conquistas, porque não tenho inveja de corrupto, nem de pessoas honestas.

Quanto ao último cgrupo citado, posso até admirá-lo, o que já causa icômodo aos superticiosos.

Se cada um fizesse a sua parte dentro da honra, ética e moral, tudo seria bem melhor. No entanto haja pernada pra tudo que é lado!

Tem muita sujeira onde deveria haver bom exemplo.

E viva a dignidade.

Até breve e saúde.