sexta-feira, 12 de junho de 2009

COLÉGIO BARÃO DO RIO BRANCO - MANAUS

Posted by Picasa
Assim como ninguém esquece da primeira namorada, o primeiro beijo, a primeira “zagaiada”, também não esquecemos do primeiro colégio. O meu foi o Colégio Barão do Rio Branco, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no. 1152, centro, em Manaus.
O nome do colégio deu-se em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, nasceu no Rio de Janeiro em 20 de abril de 1845, foi diplomata , Ministro de Estado, geografo e historiador brasileiro.
Sua maior contribuição ao país foi a consolidação das fronteiras brasileiras, em especial por meio de processos de arbitramento ou de negociações bilaterais, dos quais se destacam três questões de fronteiras: Amapá, Palmas e Acre.
A minha avó Lídia Pires, era a encarregada dos assuntos educacionais; fez a minha matrícula no “A” Forte, apesar de ainda não saber ler e escrever. Lembro da professora Genoveva, portuguesa dos olhos azuis, mandou a turma fazer uma cópia do que estava escrito na lousa, como não sabia ler, pedi ajuda ao colega Nascimento, o cara era canhoto, pegou o meu caderno virou de ponta cabeça e mandou ver. Fiquei feliz da vida, levei para professora, ela me detonou: – Faz outra cópia, esta não serve, você fez de cabeça para baixo! Levei um ralho daqueles!
O choro foi inevitável, fui transferido para o “Alfa”; achei uma moleza cobrir o abcedário! Sou daquela época da palmatória, do castigo, da alfabetização e do A e B fraco/forte, além da prova de admissão para o ensino médio. A merenda era o famoso “leite de posto”, feito de soja, não entrava nem com nojo; o jeito era levar a lancheira, com sanduíche de pão com pão ou bolacha da Padaria Modelo e Kisuk.
Um dos alunos mais ilustre do colégio, foi o saudoso senador Jéferson Péres. Um leitor do nosso blog mandou o seguinte e-mail: Eu também estudei aqui. Foram minhas professoras: Rosa Maria Oliveira Leão, Maria de Lurdes Bandeira, e a tão importante dona Rita que fazia a merenda. Onde estarão os colegas de escola, muitos dos quais ainda lembro os nomes completos?
Segundo os historiadores, a Avenida Joaquim Nabuco, era um dos lugares mais bonitos de Manaus. Infelizmente, os governantes e o próprio povo manauense não tiverem a sensibilidade para conservar o seu patrimônio histórico. Para os senhores terem uma idéia da destruição, somente a Uninorte, para fazer as suas faculdades, derrubou dezenas de prédios antigos, no trecho entre as Ruas Huascar de Figueiredo e Ramos Ferreira, todos com autorização do poder publico.
Restou apenas uma pequena amostra do que foi a Manaus chamada “Paris dos Trópicos”, ainda bem que ficou conservado uma casa de um seringalista, onde hoje é o nosso querido e amado Colégio Barão do Rio Branco.




7 comentários:

Unknown disse...

TAMBEM ESTUDEI NO MESMO COLEGIO E TAMBEM IA AO CINE GUARANY AS 12.45 TROCAVA GIBIS NA BANQUINHA EM FRENTE AO CINEMA ACOMPANHADO DE UM BOM GUARANA BARE QUANTA SAUDADE SA VEZES LEVAVA PARA O CINEMA OVOS PARA JOGAR NOS VENTILADORES LATERAIS QUANDO AS PORTAS DE CORRER FECHAVAM COM AQUELE CALOR TODO GERALMENTE OS OVOS ESTAVAM ESTRAGADOS MAIS TUDO ERÁ MUITO DIVERTIDO ESTOU VIAJANDO NO TEMPO COM SEU BLOG OBRIGADO NATY

Netttoboy disse...

pow estudei nesse colegio tambem no ano de 89 muito bom agora mora aki em rio branco (acre) mais tenho muita saudades de Manaus.Abração a Todos!

Unknown disse...

Poxa posta a história da Av. Joaquim Nabuco...

Soraia Magalhães disse...

Excelente comentário sobre a Avenida Joaquim Nabuco. Uma pena o que fizeram e ainda fazem com a nossa cidade...
Adoro o seu blog, também tenho um que se chama "Caçadores de Biblioteca" onde descrevo e comento sobre esses importantes locais de cultura.

Visitei a biblioteca do Colégio Barão e agora para compor o meu texto vi que você fez um belo comentário sobre o Colégio. Tomarei por referência.
Um abraço!

meirelles disse...

meu apelido era Binda e estudei tb nesse colégio em 1975 a 1977 morava ai na ypixuna descia essa ladeira de carrinho de rolemã que eu mesmo fazia, servi a marinha por 35 anos 16 anos em subamarinos, morei no Rio de janeiro por muito tempo, hoje estou aposentado, morando em Plotas RS. gostaria de encontrar com amigos dessa época, principalmente uma garota de nome Evaneide acho que o sobe nome era Braga ela tinha um irmã por nome Elizabeth e tb moravam na Ipixuna em frente a minha casa. ultima vez que fui a manaus soube que mudaram par o conj. Santos Dumont
meu email vfmeirelles@hotmail.com

LUIZ JORGE disse...

MUITO MANEIRO E MARAVILHOSO ,SEU COMENTÁRIO A RESPEITO DO COLÉGIO BARÃO DO RIO BRANCO,ONDE ESTUDEI DESDE 1952/1958 NO JARDIM DE INFÂNCIA QUE FICAVA NOS FUNDOS,DEPOIS PASSEI PARA O A FORTE E ME LEMBRO QUANTA DIFICULDADES DES TINHA PARA APRENDER,MINHA PROFESSORA "CLARA"ME DAVA MUITAS REGUADAS E MUITOS BOLOS DE PALMATÓRIA NA SABATINA DE TABUADA,DEPOIS PASSEI PARA TARDE NO FARIAS DE BRITO NESSE MESMO PRÉDIO E AINDA GUARDO MUITAS RECORDAÇÕES E SAUDADES.HOJE MORO NO RIO DE JANEIRO,
OBRIGADO COMPANHEIRO COM SUAS MEMÓRIAS E ATÉ QUEM SABE UM DIA MANAUS.

LUIZ JORGE disse...

ESTUDEI TAMBEM NESSE COLÉGIO,POR VOLTA DE:1951/1957,PASSANDO DEPOIS PARA TARDE QUE RA O FARIAS DE BRITO,ME LEMBRO QUANDO SAÍAMOS PARA EVENTOS OUTROS COLÉGIO COMO SALDANHA MARINHO CHAMAVAM NOS BARÃO DO RABO BRANCO,E DA TURMA DA TARDE FARINHA PODRE E O APELIDO DO SALDANHA MARINHO ERA CAVALO MARINHO.UMA EÓCA MUITO BOA,TENHO SAUDADES E LEMBRANÇAS,OBRIGADO TAMBEM COMPANHEIRO A SUA BIOGRAFIA E MATÉRIO A RESPEITO DESSE MARAVILHOSO COLÉGIO.