sexta-feira, 19 de junho de 2009

MANIFESTO PELA REABERTURA DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Posted by Picasa
O vereador Mário Frota, lançou um manifesto em prol da revitalização e reabertura da Santa Casa, segundo o edil “construída há 124 anos para prestar bons serviços de saúde ao nosso povo, a Santa Casa de Misericórdia encontra-se hoje de portas fechadas, abandonada, absolutamente esquecida pelo poder público, uma vergonha, levando-se em conta a ausência de hospitais para atender aos que, nesta terra, tem necessidade de assistência-hospitalar. O governo do estado, incentivador de tantos segmentos culturais e esportivos, que constrói uma ponte ligando as margens do Rio Negro, ao preço de R$ 600 milhões, será que não dispõe de R$ 18 milhões para salvar a Santa Casa? O que é mais barato, construir um novo hospital, ou revitalizar essa grande casa que tem a cara de Manaus? Qualquer pessoa medianamente inteligente sabe que a segunda opção é indiscutivelmente mais barato para o bolso do contribuinte...”


O prédio da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, data do ano de 1880. Durante longas décadas serviu ao povo amazonense. Segundo o articulista Ribamar Bessa, do jornal Diário do Amazonas, não foram encontradas nenhuma documentação anterior ao ano de 1950, ou seja, não conhecemos a sua história na totalidade. A Santa Casa, foi o local em que eu nasci, incluindo todos os meus irmãos, meu filho mais velho e, praticamente todos os manauenses que vieram ao mundo até a década de 80. Tenho um afilhado, o Jair Tupinanbá, no dia em que ele rompeu a bolsa da sua mãe, fui levá-la a pé até o hospital, resolveu dar o ar da graça bem em frente ao Ideal Clube, passei por uma situação muito difícil; por fim conseguimos chegar até o hospital; estava lotado, não teve jeito, o menino nasceu nos corredores.

No próximo dia 20/06/2009 (sábado) às 09h00, na esquina das Avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro, acontecerá uma MANIFESTAÇÃO PÚBLICA e onde será coletados 100.000 assinaturas em um abaixo assinado.

2 comentários:

Roberto G. Monteiro disse...

Como médico, trabalhei na Santa Casa de Manaus entre 1969 e 1981. Dela só tenho excelentes lembranças. Além de seu valor como hospital, tem valor histórico e arquitetônico. É claro que o valor como hospital, para a população,supera tudo o mais. Concordo com seu texto. É preciso reabrir a Santa Casa.
Roberto Góes Monteiro

Anônimo disse...

Nojo é o que sinto dessa política amazonense suja e injusta, para gastar com óperas, boimanaus, festivais caríssimos, obras mal acabadas e empreendimentos que deveriam ser postos em segundo plano, estes malditos falsos administradores não perdem tempo, mas em se tratando de uma necessidade urgente para população local, como o da saúde, se quer movimentam esforços. A Santa Casa merecia sim privilégios porque é um hospital e todos sabemos o quanto esta cidade necessita de postos de atendimento médico, fora isso, este hospital faz parte da história da cidade. Realmente a saúde pública neste país é uma vergonha, tantas pessoas morrendo nas fileiras de hospitais lotados e a Santa Casa simplismente é ignorada pelos sempre alienados políticos amazonenses.
Sim, é preciso e necessário reabrir a Santa Casa.
Anysha