terça-feira, 2 de junho de 2009

BAR DO METAL

Posted by Picasa


Localiza-se na Rua Lima Bacury, 382, centro antigo de Manaus, funciona num prédio datado de 1907, tombado pelo patrimônio histórico. É fácil de encontrar, está bem em frente da famosa escola de samba Balaku Blaku.


Fui a primeira vez ao Bar do Metal, quando ainda estava situado próximo a beira do rio (foi indenizado pelo Prosamim), estava acompanhado do coronel Benfica e do advogado Inácio Barros (assíduos frequentadores do lugar), conheci o famoso Metal (proprietário) e, detonei um Jaraqui Frito com Baião de Dois (uma delícia!).

O estabelecimento é o ponto de encontro de intelectuais, políticos, advogados, sambistas e moradores do entorno. A pedida é a Sardinha frita, guarnecida de feijão, arroz, farinha, molho vinagrete e limão, além do famoso Jaraca; para molhar a goela é servida a cerveja mais gelada e barata de Manaus.

Aos sábados, a turma gosta de jogar um dominó, ouvir músicas da velha guarda, bebericar, beliscar os mais variados tira-gostos e jogar conversa fora. Á noite é só atravessar a rua e participar dos eventos musicais da escola de samba.

Na terça-feira de carnaval, o local se transforma na Banda do Metal, com muita animação dos foliões, com direito a muitas marchinhas, confetes, serpentinas e bastante cevadas.

Uma coisa esquisita é que um dos patrocinadores do evento carnavalesco e da confecção das camisas é exatamente a "Funerária Canaã"! Será porque a maioria dos frequentadores já estão chegando a terceira idade? Sei, não!

Um brinde ao Bar do Metal!
Fotos: J Martins Rocha - colagem: Menino Metal, Barcos Antigos, Carro Abre Alas da Balaku Blaku, Foto Aérea de Manaus, Tira-Gostos e Frequentadores.