terça-feira, 30 de janeiro de 2024

PASSAGEM DO ROBERTO CARLOS POR MANAUS EM 1977

 

Jornal A Crítica

José Rocha

O famosíssimo cantor e compositor Roberto Carlos (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941) fez uma passagem rápida por Manaus, em junho de 1977, devido a um problema alfandegário em Brasília–DF, mas que ficou marcada na história da nossa cidade.

Em junho de 1977, o cantor Roberto Carlos (na época com 36 anos) e sua equipe saíram do Rio de Janeiro, com escala em Brasília, para fazer um show em Iquitos, no Peru, com uma escala técnica em Manaus. No entanto, ao chegarem a Manaus, foram avisados de que toda a sua bagagem, em sua grande maioria de instrumentos musicais, ficara retida na Polícia Federal do Aeroporto de Brasília.


Foto: Divulgação

Como a liberação iria demandar um certo tempo, resolveram se hospedar no Tropical Hotel Manaus, para tentar resolver o impasse junto à PF de Manaus. A sua passagem por nossa cidade foi rápida: chegou às três da madrugada de terça-feira e viajou às 13h30min, portanto, apenas dez horas para resolver o impasse.

Cedo da manhã, atendeu ao repórter do jornal A Crítica e declarou: “Estou com vontade de fazer um show em Manaus, mas estou com a agenda cheia. Outras oportunidades aparecerão, aí então me demorarei um pouco mais. O meu disco que sairá em dezembro está sendo preparado com muito carinho. Com relação ao meu LP, está vendendo muito aqui na Zona Franca de Manaus. E isso é ótimo. É joia saber que os amazonenses curtem a minha música e que continuem me prestigiando”.


Foto: Google. Divulgação

Para resolver o problema de sua bagagem em Brasília, alugou um carro Maverick de cor branca, placa ZD-9684, saindo do Tropical Hotel, em companhia de seu segurança e do motorista, fazendo o seguinte roteiro: Avenida Pedro Teixeira – Constantino Nery – Leonardo Malcher (dobrou à direita) – Luiz Antony – Dez de Julho – Tapajós (o final da rua que passa bem em frente ao Teatro Amazonas, hoje fechada). Pediu para o carro parar e ficou observando o Teatro Amazonas por alguns minutos, sem sair. Seguiu pela José Clemente (hoje o Largo de São Sebastião). Sempre em marcha lenta, observou a Praça e a Igreja de São Sebastião em todo o entorno. Desceu a Dona Libânia, seguindo direto até a Avenida Getúlio Vargas, dobrou à direita na 24 de Maio (naquele tempo era permitido), foi até a Joaquim Nabuco, parando na sede da Polícia Federal (ficava num prédio antigo na esquina da JN com a Ipixuna, hoje uma faculdade que destruiu o imóvel antigo).

Foto: Manaus de Antigamente

Após resolver o problema, seguiu direto para o Aeroporto Eduardo Gomes, para seguir viagem a Iquitos, no Peru.

Neste ano de 1977, Roberto Carlos gravou “Muito Romântico”, de Caetano Veloso, “Cavalgada” e “Pra Ser Só Minha Mulher”, de Ronnie Von, lançados no Disco Natalino, que alcançou os primeiros lugares nas paradas musicais.


Fontes:

Jornal A Crítica

Google

Wikipédia