quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

TER UMA MENTE ABERTA PARA MUDAR DE HÁBITOS EM 2024

 


José Rocha 

Você já pensou em como seria a sua vida se você pudesse realizar todos os seus sonhos? Se você pudesse ter mais dinheiro, mais saúde, mais sucesso e mais felicidade? Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Mas eu tenho uma boa notícia para você: é possível sim, desde que você tenha uma mente aberta para mudar.

Muitas pessoas passam a vida inteira esperando por um milagre, uma sorte, uma fórmula mágica que resolva todos os seus problemas. Elas acreditam que basta jogar na loteria, tomar um chá milagroso, comprar uma apostila pronta ou fazer uma promessa no final do ano para que tudo se transforme da noite para o dia. Mas será que isso funciona mesmo?

Vamos ver alguns exemplos de pessoas que tentaram esses atalhos e se frustraram:

  • Um grupo de amigos apostou trezentos mil na Mega da Virada, com a intenção de ficarem milionários. Mas eles só acertaram três números e perderam quase todo o dinheiro investido.
  • Um rapaz passou o ano todo comendo muito e se exercitando pouco, e ficou obeso. No último mês do ano, ele resolveu tomar um suco verde detox e uns chás milagrosos, esperando perder cinco quilos por mês. Mas ele não mudou seus hábitos alimentares nem sua rotina sedentária, e acabou engordando ainda mais.
  • Um homem sempre sonhou em passar no concurso público do Tribunal Regional do Trabalho, mas nunca se dedicou aos estudos. Ele esperou anos pelo edital, se matriculou em um cursinho e comprou uma apostila “milagrosa” que prometia conter todo o conteúdo e os exercícios resolvidos. Mas ele não tinha disciplina nem motivação para estudar, e deixou tudo para a última hora. Ele não conseguiu nem terminar de ler a apostila, quanto mais aprender a matéria.
  • Um cidadão viveu o ano inteiro no vermelho, gastando mais do que ganhava. Ele não tinha controle sobre suas finanças, nem planejamento para o futuro. No final do ano, ele prometeu fazer uma poupança com dez por cento do que ganhar no ano seguinte. Mas ele não mudou seu padrão de consumo, nem quitou suas dívidas. Ele continuou gastando mais do que podia, e acabou se endividando ainda mais.

Esses são apenas alguns casos de pessoas que se iludiram com soluções fáceis e rápidas, mas que não levaram em conta a realidade. Elas não entenderam que para mudar a sua vida, é preciso mudar a sua mente. É preciso ter uma mente aberta para mudar.

Mas o que significa ter uma mente aberta para mudar? Significa estar disposto a aprender coisas novas, a experimentar novas possibilidades, a enfrentar novos desafios. Significa ter uma atitude positiva, proativa e persistente. Significa ter um propósito claro, um plano de ação e uma meta definida. Significa ter consciência de seus pontos fortes e fracos, e buscar melhorar a cada dia.

Veja agora alguns exemplos de pessoas que tiveram uma mente aberta para mudar e alcançaram seus objetivos:

  • Um investidor nunca jogou na loteria, nem se arriscou em jogos de azar. Ele tinha uma ótima educação financeira, e sabia administrar bem o seu dinheiro. Ele não era avarento, mas prudente. Ele investia parte de sua renda em aplicações seguras e rentáveis, e tinha uma reserva de emergência. Ele também diversificava seus investimentos, buscando oportunidades de negócios lucrativos. Ele tinha bens e direitos que lhe garantiam uma vida confortável e tranquila, mesmo se ficasse sem trabalhar por cinco anos.
  • Uma mulher acordava cedo todos os dias, e fazia exercícios em casa. Ela tinha o hábito de se alimentar de forma saudável, evitando frituras, doces e refrigerantes. Ela também fazia caminhadas nos finais de semana, e malhava à noite em uma academia. Ela alimentava a sua fé e o seu otimismo, e tinha uma boa autoestima. Ela tinha um corpo atlético e uma excelente saúde física e mental.
  • Um grupo de amigos se preparava há cinco anos para o concurso do TRT. Eles não esperavam pelo edital, mas estudavam com antecedência. Eles tinham uma rotina de estudos bem organizada, e revisavam o conteúdo periodicamente. Eles também faziam simulados, resolviam questões e participavam de grupos de estudos. Eles tinham disciplina, motivação e confiança. Eles foram aprovados no concurso, e se tornaram os novos servidores do tribunal.
  • Algumas pessoas tinham foco, determinação e obstinação. Elas sabiam o que queriam alcançar em um determinado tempo, e traçavam estratégias para isso. Elas monitoravam seus resultados, e faziam ajustes quando necessário. Elas comemoravam suas conquistas, e se desafiavam a ir além. Elas nunca perdiam o interesse em buscar novas metas, pois sabiam que isso as mantinha vivas e realizadas.

Esses são apenas alguns casos de pessoas que tiveram uma mente aberta para mudar e transformaram suas vidas. Elas não se contentaram com o que tinham, mas buscaram o que queriam. Elas não se acomodaram com o que sabiam, mas aprenderam o que precisavam. Elas não se limitaram pelo que viam, mas criaram o que imaginavam.

Você pode estar se perguntando: e esse Rocha, será que ele faz pelo menos um por cento do que ele escreve do que é bom para a vida? Eu respondo: eu faço o que eu digo, e também o que eu faço! Eu não sou perfeito, nem dono da verdade. Eu também tenho meus defeitos, meus erros, meus medos. Mas eu não me deixo paralisar por eles. Eu procuro superá-los, corrigi-los, enfrentá-los. Eu quero mudar, para melhor, é claro. E eu quero inspirar vocês a fazerem o mesmo.

A minha mensagem para vocês é que a felicidade e o sucesso não dependem de fatores externos, mas de fatores internos. Não dependem de sorte, mas de trabalho. Não dependem de milagres, mas de atitudes. E a principal atitude que você precisa ter é uma mente aberta para mudar.

Nunca é tarde para mudar o seu estilo de vida. Você pode começar hoje mesmo, agora mesmo. Você só precisa dar o primeiro passo, e continuar caminhando. Você só precisa acreditar em si mesmo, e não desistir. Você só precisa ter uma mente aberta para mudar.

Esta é a palavra-chave: Mente aberta para mudar.

Para finalizar, eu escrevi este texto, que tem uma lauda, e depois solicitei à Inteligência Artificial (IA) que o corrigisse, melhorasse e tornasse mais persuasivo. Desde o dia 31 de dezembro de 2023, estou escrevendo e colocando os meus textos para a IA fazer a correção. Eu tenho seis livros no formato e-book prontos, mas passarei todo o mês de janeiro fazendo revisões usando a Inteligência Artificial. Acredito que os senhores já perceberam isso. Abri a minha mente para mudar e acompanhar as novas tendências do nosso mundo atual.