sábado, 8 de junho de 2013

EDNELZA SAHDO, A ALMA DO TEATRO AMAZONENSE

Através do ator Kleber Sahdo, tive a grande satisfação de ser apresentado, recentemente, a sua mãezinha, a atriz Ednelza Sahdo – dizem que a primeira imagem é a que fica, realmente, no primeiro encontro, conheci uma pessoa transbordando alegria e alto astral e, assim ficou na minha mente.

A Ednelza é tão importante para a nossa cidade e para o teatro que, a Escola de Samba A Grande Família (bairro São José, zona leste de Manaus) vai homenageá-la no carnaval de 2014 – assim declarou: “Recebi com muita alegria o convite, porque é uma escola que reúne uma comunidade muito grande. Vejo desde agora a satisfação deles em desenvolver esse trabalho, e vou colaborar para que ele seja o melhor possível. Para mim, carnaval é um palco, mais uma maneira de manifestar nossas fantasias”.

A Escola de Samba Aparecida estreou em 1981, consagrando-se logo campeão do carnaval amazonense, ganhando direto até 1985, tendo como Porta-Bandeira a nossa querida Ednelza Sahdo – na verdade, a “Pareca” é a escola que possui mais títulos no Amazonas.

Foram vinte e seis anos na função, passando, em 2007, a bandeira para a sua neta, a Naruna, fazendo prosseguir a tradição da família Sahdo no carnaval da Aparecida – teve um desentendimento com a sua escola do coração e, pediu para sair em 2008.

Tornou-se um símbolo de raça, amor e dedicação eterna ao Carnaval de Manaus.

A família Sahdo é de origem síria, o seu pai foi relojoeiro, o responsável por longos anos pela manutenção do nosso Relógio Municipal, situado na Avenida Eduardo Ribeiro.

Ela começou vida artística aos cinco anos de idade, cantando na Rádio Difusora do Amazonas.

Acumula a experiência de atriz, diretora, produtora e professora de teatro – pode se afirmar que ele é, realmente, uma multi-artista, fazendo parte de um seleto grupo de pessoas talentosas.

Não pensa em se aposentar tão cedo, inclusive, submeteu ao Manauscult alguns projetos para o teatro – estou na torcida para que seja contemplada,pois ela é a alma do teatro amazonense. É isso ai.