segunda-feira, 16 de julho de 2012

FAMÍLIA CELANI DE MANAUS



Prezado José Martins

Primeiramente, obrigado pelo interessante conteúdo do seu blog.

Eu estou tentando encontrar informações relativas ao meu bisavô Italiano que viveu e teve negócios em Manaus. O objetivo da pesquisa é somente de caráter genealógico.

Sendo assim, eu gostaria de lhe perguntar se você poderia me indicar uma pessoa para fazer uma pesquisa para mim em Manaus.

O nome dele era JOÃO CELANI, mas é possível que em registros oficiais conste o nome GIOVANNI CELANI, já que ele era Italiano.

Em publicações no Diário Oficial de Manaus de 1894 e 1895 eu encontrei as seguintes referencias a ele:

D.O. MANAUS 31/03/1894 
Sociedade Mercantil / Firma Social sob a Razão de ROCHA, CELANI & BRAGA (estabelecida em 16/03/1894) - Novos sócios: HENRIQUE SILVA ROCHA, JOÃO CELANI e ARTHUR SOARES BRAGA.
Sucessora da Firma Social J. CELANI & BRAGA (Sócios João Celani e Arthur Soares Braga)
Estabelecimento comercial denominado LOJA DO SOL estabelecido à Rua Municipal.

D.O. MANAUS 04/01/1895
Escritório de Comissões e Consignações - Mudança de endereço para Rua Saldanha Marinho 16. Assinado ROCHA, CELANI & BRAGA 02/01/1895
02/01/1895 - Abertura de filial em 20/11/1894 na Villa do Antimary (Rio Acre) com a mesma razão social. Assinado ROCHA, CELANI & BRAGA 02/01/1895.

Fico imensamente agradecido por sua atenção a este assunto, já que até agora esta é a única pista que eu tenho para conseguir alguma informação sobre o meu bisavô.

Atenciosamente


R - Prezado Paulo Celani,

Estou agradecido por ter visitado o BLOGDOROCHA e pelas palavras
elogiosas. Quando li o sobrenome Celani, logo me veio à mente o nome
do Celani, antigo funcionário do Banco do Estado do Amazonas (BEA), um banco estadual que foi vendido (doado) ao Bradesco. O Celani foi
diretor desse banco e, era colega de trabalho do meu irmão Rocha
Filho.

Encontrei na net o e-mail de um Celani, não sei se é o mesmo ao qual
estou me referindo, em todo caso, faz um contato com ele, com certeza
é um parente teu aqui de Manaus e, poderá ajudá-lo muito em tuas
pesquisas.
Abraços,
Rocha

Amazonas
Regional AM-04: Ângelo Raphael Celani Pereira
angelo.celani@anabb.org.br

Olá Rocha

Obrigado pela sua rápida resposta.

Eu farei um contato com o Ângelo Celani que você indicou.

Entretanto, já é do meu conhecimento que existem outras famílias Celani em Manaus. Eu já fiz contato com alguns deles e pelo o que eles me falaram, eles são descendentes de outro Celani que veio para o Brasil bem depois do meu bisavô.

Mesmo assim, eu farei contato com ele também, pois, quem sabe, o meu bisavô deixou algum descendente aí em Manaus?

O meu bisavô foi para Manaus separado da família, que ficou no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais. Não sabemos se ele morreu em Manaus ou se voltou para a Itália. Mas me parece que ele voltou sozinho para a Itália. É por isso que nós não temos nenhuma informação sobre ele. Mas, com certeza, este João Celani citado no Diário Oficial de Manaus é ele e é a única pista concreta que eu tenho sobre ele. Daí o interesse em encontrar uma pessoa em Manaus que possa conduzir esta pesquisa para mim na Junta Comercial e em cartórios de Títulos e Documentos que possam ter algum registro dos negócios/sociedades que ele teve em Manaus.

Eu lhe manterei informado caso o Ângelo me responda.

Mais uma vez obrigado.

Um abraço!

R - Prezado Paulo Celani,

Um dos objetivos do BLOGDOROCHA é o resgate da nossa história. Recebo entre 500 e 1000 visitas diárias, principalmente de Manaus. Irei publicar uma postagem sobre a nossa troca de e-mail e, quem sabe algum Celani descendente do teu bisavô possa entrar em contato. Vamos torcer para que isto aconteça.
Abraços,
Rocha

Nenhum comentário: