quarta-feira, 3 de agosto de 2022

O MEU VOTO PARA OS CARGOS MAJORITÁRIOS SERÁ PARA AS MULHERES


José Rocha

 As eleições estão programadas para o dia 2 de outubro, momento em que escolheremos o presidente da República (seu vice), governador (seu vice), senador, deputados federais e estaduais - conhecidas como eleições gerais – daqui a dois anos teremos as eleições municipais (prefeitos e vereadores).

No Amazonas, a briga será feia para ocupar a vaga de 24 deputados estaduais e 8 deputados federais – todos os que estão no cargo poderão concorrer mais uma vez para sua reeleição.

 Na eleição para presidente e governador, caso não alcancem a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, ou seja, mais da metade dos votos válidos, excluindo os votos brancos e nulos, teremos o segundo turno previsto para o dia 30 de outubro.

Sabemos que, no pleito para deputados federais e estaduais, eles serão eleitos com o voto proporcional, ou seja, apura-se quantos votos cada partido teve e são atribuídas cadeiras a esses partidos proporcionalmente aos seus votos (conhecido como quociente partidário), em cada legenda partidária, serão eleitos os candidatos mais votados até que se preencham o número de cadeira obtidas (o cargo é do partido e não do candidato).

Sabemos, também que, cada unidade da Federação possui três senadores (no total de 81), com mandato de 8 anos e a cada 4 anos existe uma eleição para renovação de um terço e dois terço – em 2022 teremos apenas uma vaga para senador - no caso do Amazonas, vence a vaga do Omar Aziz (passou oito anos),  agora ele tenta a sua reeleição (pode uma vez, assim como pode o governador e presidente da República, que ficaram quatro anos).

No caso do senador Eduardo Braga, a CF 88 e a Lei Complementar no. 64/90, não faz  nenhuma restrição para se candidatar ao governo do Amazonas – seu mandato vai até 2026, vencendo, também, do senador Plínio Valério.

O atual governador do Amazonas, o Wilson Lima, foi eleito em 2018, vencendo o seu mandato no final do ano de 2022 (podendo se reeleger) – os políticos profissionais, no caso Amazonino Mendes e Eduardo Braga, estão querendo a "Chave do Cofre", pois o Orçamento para 2023 será de 26,7 bilhões de reais. É tentador ou, não é?

O mesmo caso de datas é do presidente do Brasil, o Bolsonaro, no entanto, o Orçamento para 2023 será de 1 trilhão e 712 bilhões. É tentador ou, não é?

 É isso aí.

Alguém pode está perguntando:

- Como é que é?

- Que enrolação é esta do Rocha? 

- Quem são as tuas candidatas para Governador, Senador e Presidente da República?

Enrolei mesmo, mas acho que foi uma coisa didática e proposital, para entendermos melhor como será o pleito que se avizinha.

Como já sabemos,  na eleição majoritária ganha aquele que obtiver o maior numero de votos e, um deles será o meu para:

Senador: "Em Branco", pois não conheço nenhuma mulher que irá concorrer a este Cargo;

Governador: Carol Braz (PDT);

Presidente da República:  Simone Tebet (MDB).

Agora, sim, é isso ai.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Voto_proporcional_no_Brasil#:~:text=O%20voto%20proporcional%20no%20Brasil,prefeitos%2C%20e%20seus%20respectivos%20vices.

https://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-6-ano-3/quando-afinal-ha-segundo-turno-em-uma-eleicao

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/09/13/como-funciona-a-eleicao-dos-senadores

https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2021/Dezembro/calendario-das-eleicoes-2022-e-aprovado-pelo-tse

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/07/13/deputados-aprovam-orcamento-de-r-267-bilhoes-para-o-amazonas-em-2023.ghtml