sábado, 20 de agosto de 2022

FAZENDO CERÃO OU SERÃO

 Os mais jovens não conhecem a grafia “Cerão”, pois era como se escrevia, antigamente, o atual “Serão” que significa na informalidade, executar trabalhos até mais tarde, além da jornada normal de trabalho.

Algumas pessoas podem até perguntar:

- O que têm uma coisa a ver com a outra?

Sei, lá!

Apenas sei que voltei ao passado, ao lembrar de meu pai, em sua oficina de luteria, quando precisava trabalhar depois de um dia laborioso e adentrar a noite para entregar uma encomenda no dia seguinte.

Por ser o caçula da turma (os meus outros irmãos conseguiram um trabalho formal), e eu ficava no dever e obrigação de ajudar e acompanhar o meu velho pai em sua labuta.

Até que eu gostava, pois o velho comprava o famoso Guaraná Magistral e as Bolachas de Motor da Modelo, além da “mardita” Cachaça Cocal e limões para a caipirinha.

Para para não dormir fazia a sua "companheira" numa panela (caralho, o velho era aloprado) , vez e outra ele pedia para eu encher o seu copo, sempre sobrava um pouquinho e eu entornava sem dó nem pena.

Lá pelas oito da noite eu já estava bêbado e o velho achava que estava com sono. É ruim, hein! Queria é mais, papai! Pense.

Ele tinha um Rádio à válvulas "macetão", onde somente sintonizava musicas das divas do rádio.

Mas, mudando de pau para cavaco, estou escrevendo este texto fazendo um cerão ou serão, sei lá qual é o correto, apenas, resolvi trabalhar varando a madrugada, tomando uma caipirinha, é claro, ouvindo no Youtube Music "As Divas do Rádio", para entregar um trabalho amanhã, como fazia o meu velho pai.

O meu netinho Matheus vai me acompanhar daqui mais uns anos nesta jornada!

É o passado e o presente repetindo. Tudo igual como era os nossos pais!

É isso ai.