quarta-feira, 1 de maio de 2013

MANAUS DE ANTIGAMENTE - SISTEMA DE ÁGUAS & ESGOTOS



Pois é mano velho, os ingleses fizeram o sistema de esgotos da nossa cidade no início do século passado e, ainda funciona perfeitamente!

A empresa chamava-se Manáos Improvements Limited. - o contrato foi realizado em 1903 e, faltou somente construir a elevatória de esgotos (atual Teatro Chaminé) - eles também detinham a concessão para distribuir a água

Estava indo tudo muito bem, mas a esperteza e a ganância dos gringos aflorou, começaram a cobrar um preço altamente salobro pelo fornecimento do líquido precioso, houve uma gritaria geral, a população resolveu não pagar e, também não deixaram os funcionários da companhia entrar em suas residências para efetuarem os cortes.

A situação virou caso de polícia, a Manáos Improvements pediu o apoio da Polícia Militar para entrar nos domicílios, foram destacados 50 soldados para acompanhar os cortadores de água, mas, não cumpriram as ordens dos superiores, pois estavam também sofrendo no bolso.

O povo revoltado depredou os escritórios da companhia inglesa e os soldados amotinados foram fuzilados por tropas federais, exatamente no dia 15 de Junho de 1913.

O caso teve uma grande repercussão nacional - a empresa voltou para a Inglaterra e, foi encampada pelo governo estadual, porém, o povo pagou o pato, teve que arcar com o pagamento de pesadas indenizações.

Passados todos esses anos, os governantes por pura incompetência, por não dizer safadeza, não seguraram a peteca; passaram a administração de água e esgotos para uma empresa multinacional francesa chamada Suez Lyonnais Dês Eaux, substituindo a Cosama, conhecido por "Colama", depois, entrou em cena a Manaus Ambiental.

Pois é, muda o nome, o tempo passa, mas, as galerias de esgotos permanecem funcionando numa boa!

Foto: Rocha



Nenhum comentário: