sábado, 4 de fevereiro de 2012

ONTEM & HOJE

Posted by Picasa


Ontem – Funcionava a empresa Pinheiro & Perdigão – Segundo o livro "Impressões do Brasil no Século XX" - Esta é a principal firma de agentes financeiros no vale do Amazonas e uma das mais importantes em todo o Brasil. A firma foi fundada em 1896 pelo sr. Licinio Perdigão, a que se associou um seu amigo, o sr. Pinheiro. A casa, sob a firma Pinheiro & Perdigão, em breve ficou solidamente firmada e se tornou conhecida. Mais tarde, entraram também para a firma parentes dos sócios primitivos e que lhes sucederam no negócio. Os atuais sócios, srs. Pinheiro e Perdigão, são ambos naturais do Porto, Portugal, e vieram para Manaus em 1902, desde quando têm grandemente alargado o campo de operações da casa.

Em fins de 1911 mudou-se a firma para o seu presente belo edifício, construído em linhas modernas e onde existem todas as comodidades para o seu ramo de negócio; fica este edifício situado à esquina das ruas Theodureto Souto e Marcilio Dias.

Hoje – Antônio Bijuterias e Brinquedos – Empresa do ramo varejista, com uma infinidade de artigos de bijuterias e brinquedos com preços populares. No prédio, ainda estão instaladas outras lojas de confecções, roupas e  de materiais esportivos.

A poluição visual é gritante, com diversas placas comerciais escondendo a beleza do prédio. Naquela esquina, existe uma grande aglomeração de pessoas e, consequente agitação e desorganização generalizada, além de inúmeros camelôs que tomam conta do espaço público. Um local que já foi tão bonito tornou-se uma muvuca total.

Um comentário:

José Ribamar Mitoso de Souza disse...

Rochinha, comerciante também ocupa calçada. Mais que camelô! Bares também. Inclusive o nosso, do Armando!