domingo, 29 de janeiro de 2023

VELHOS CARNAVAIS

 Por José Rocha

Carro Alegórico "Fiado Sõ Em Souza Arnaud", na Avenida Eduardo Ribeiro. Estou na foto


Separei algumas fotografias (retratos) antigas, da época em que não existiam celulares smartphones. São de velhos carnavais, nos antigos “Banhos” e Botecos de Manaus. Foi preciso usar a minha impressora multifuncional para digitaliza-las. 

Jorge Palhete, Rochinha e Rogério Dias, num boteco do centro

A fotografia é mais do que um registro. É um bem precioso relacionado a um fato histórico. É um momento da vida que tem um significado naquele instante, mas fica para a posteridade. Possuo outras mais, no entanto, estão dispersas em pastas que não lembro aonde coloquei. Hoje, basta um clique para você busca-la na “nuvem” e disponibilizar na hora. São outros tempos. 

Rochinha, Jokka Loureiro e Jânio Bitar

Sou do tempo dos Blocos de Sujos da Eduardo Ribeiro, dos Bailes de Carnaval nas Sedes de Clubes de Futebol e das Batucadas nos Botecos. Neste ano de 2023, o Carnaval começará no dia 18 de fevereiro, um sábado, e seguirá até 21, terça-feira, sendo que boa parte das pessoas só retornam do descanso no meio dia do dia 22, quarta-feira de cinzas. 

Rochinha num boteco do centro

No entanto, as Bandas de Ruas começaram no dia 14 de janeiro e terminará somente no final de fevereiro. Pretendo curtir o carne+vale do dia 11, um sábado magro de carnaval, no Tacacá da Ivete e do Natinho Raimundo Nonato Galvão De Alcantara Galvão, na Rua 10 de Julho. Pretendo ir, também, ao Sambódromo para assistir a minhas Escolas de Samba do Coração: Reino Unido da Liberdade, Aparecida e Sem Compromisso. 

Eu e meus colegas de trabalho na ARSA, ao lado do Clube Guanabara Clube de Campo, V8, ao fundo aparece o Caminhão do Zezinho Gorgonha.

Não sei mais dançar carnaval como outrora, o corpo não responde mais, mas a minha mente ainda gosta e adora um carnaval com marchinhas de antigamente. 

Eu e meus colegas da Mirai Panasonic, num "banho" da estrada.

É isso aí