domingo, 28 de junho de 2020

A NOVA "MARINA DO DAVI"



Para as pessoas que não conhecem a Marina do Davi, este é um local estratégico para a mobilidade intermodal na cidade. É um dos principais pontos de embarque e desembarque de pessoas para os nossos hotéis de selva, praias, sítios no alto rio Negro e principalmente, ponto de chegada e partida para as nossas comunidades rurais.

A movimentação de voadeiras e pequenas embarcações são constantes. O volume de flutuantes para a guarda de lanchas, iates, oficinas, proporcionam uma vida portuária de bastante fluxo e de grande conflito, um desafio para se resolver através de uma concepção arquitetônica e urbanística.

A proposta vista nas imagens acima consistia numa reformulação geral da Marina do Davi. A começar pela sua localização.

Considerando que em época da vazante o embarque e desembarque ficam bastante complicados, a intenção da proposta era deslocar a Marina mais para fora do Igarapé do Gigante, permitindo que ele passe a ter um melhor uso também em época de seca.

Toda uma infraestrutura seria fornecida através da construção de um píer, com rampa de acesso e edificações para acomodar atendimento ao turista, comércio atacadista e varejista, prestação de serviços, inclusive públicos, posto de saúde, posto policial, compra de passagens, estacionamento, área para carga e descarga, restaurante regional, terminal integrado de ônibus, lanchonetes e outros usos de igual importância para o local.

Foi desenvolvido pelo corpo técnico da Prefeitura na gestão do Prefeito Serafim Corrêa.. O projeto se desenvolveria de forma radial, permitindo tirar partido da paisagem do Igarapé do Gigante e do Tarumã. Sem dúvida foi um projeto ousado, que buscava solucionar de forma definitiva os problemas encontrados em um porto tão “simples” e tão importante para Manaus.

O local seria no onde o empresário paulista Henry Maksoud tentou construir um grande hotel, mesmo tendo conseguido 10 milhões de reais da SUDAM e não concluindo, sendo objeto de litígio judicial. Quem passar por lá nota apenas uma grua e escombros do que seria um hotel com 350 apartamentos.

O novo prefeito de Manaus caso queira desengavetar o projeto e concluí-lo, o fará com certeza, pois tudo depende de vontade política. O projeto já está pronto, falta apenas encarar uma briga judicial com esse empresário paulista e seus herdeiros, pois eles pegaram dinheiro público, abandonaram a obra e não pagaram o que tomaram emprestados do povo brasileiro.

Espero que o novo prefeito de Manaus seja um home ético, sério, manauara, comprometido com o bem estar dos manauaras e que realize a construção do Memorial do Encontro das Águas e da Nova Marina do Davi. Terá todo o meu apoio o candidato que incluir em seus projetos de campanha essas obras.

Foto: Maquetes da PMM

Nenhum comentário: