quinta-feira, 11 de junho de 2020

O OBELISCO DE MANAUS



Como todos sabem um Obelisco significa em grego "espeto". Um monumento comemorativo, típico do antigo Egito, constituído de um pilar de pedra em forma quadrangular alongada e sutil, que se afunila ligeiramente em direção a sua parte mais alta. Normalmente é decorado com inscrições hieroglíficas gravadas nos quatro lados, terminado com uma ponta piramidal (homenagem ao Deus Sol). Ao meio-dia é o momento mágico em que o Sol passa bem em cima do Obelisco, ligando o astro maior e a terra, em perfeita sintonia e respeito, pois este depende daquele para viver.
Vamos entender um pouco sobre o significado do nosso Obelisco. Segundo os historiados, a fundação de Manaus deu-se em 1669, com a construção do Forte de São José do Rio Negro. Em 1832 foi elevada a qualidade de vila, com o nome de Vila de Manaós (mãe dos deuses). Em 1848 passou a categoria de cidade (24/10/1848), com o nome Cidade da Barra do Rio Negro, ficou até 1856, quando voltou a denominar-se Cidade de Manaus (04/09/1856).
Em 1948 o Obelisco foi erguido exatamente para homenagear o centenário da elevação de Manaus a categoria de cidade. Segundo o Jornal do Commercio, o vereador Walter Rayol solicitou na tribuna da Câmara Municipal que fosse inscrito no Obelisco o nome do governador Eduardo Ribeiro, por ter sido o verdadeiro construtor da cidade. O prefeito Raimundo Chaves Ribeiro não atendeu ao pedido, configurando uma grande injustiça.
Todos os alunos das escolas de Manaus concentraram-se na Praça do Congresso, para uma missa campal, depois desfilaram pela Avenida Eduardo Ribeiro em direção ao Obelisco, onde foi inaugurado exatamente às oito e trinta da manhã de um belo domingo, era o dia 24 de outubro de 1948, contando com a presença de autoridades e o povo em geral, pois fora um momento histórico, festivo e cívico, com toda a cidade em festa para festejar momento tão sublime da centúria da passagem de vila para cidade de Manaus.
Hoje, passei por lá. Fiquei a admirá-lo, acho que muitas pessoas ficaram surpresas em ver alguém olhar com tanto interesse "em coisas sem valor" (para essas pessoas, é claro!). Acho que elas não têm culpa, pois nada ou ninguém fala sobre o seu significado para os transeuntes. Eu não serei louco em querer falar alto para todos sobre a sua história. Reservo-me em escrever neste espaço e contar com mais detalhes no MANA MANAUS. 

Nenhum comentário: