segunda-feira, 1 de abril de 2013

VISITA AO BALNEÁRIO DO RIO PRETO DA EVA



Fui convidado por uns vizinhos para conhecer um sítio localizado no Km 52, da AM-010 (Manaus-Itacoatiara) – pegamos um ônibus da Linha 430 (Colônia Japonesa) e, no final, pegamos outro coletivo da Tubarão Turismo (vai até o Rio Preto), paramos no ramal da "Comunidade Deus É Por Nós”, seguimos uns quinze minutos à pé – pernoitei por lá e, bem cedo peguei a estrada, para visitar, pela primeira vez, o Balneário do Rio Preto da Eva.

Para quem não sabe, este município foi fundado em 1961, através da Lei nº 1, de 12 de Abril de 1961, com o nome de Eva, sendo rebatizado, em 1981, com o nome atual, com o “Preto” em homenagem ao rio (de águas pretas) que banha a cidade e, “da Eva” em decorrência dele desembocar no Paraná da Eva – a cidade fica a 84 km de Manaus.




Pois bem, a primeira impressão é a que fica e, a minha foi das melhores possíveis: ela possui uma pequena rodoviária, bem limpa e organizada, com um comércio muito bom; existem vários casas de “Café Regional”, todas limpas, com decorações típicas da nossa região amazônica e, com um balneário imenso, bem estruturado, além de um bom atendimento.



Por ter chegada às onze horas e comprado a minha passagem de volta para as três e meia da tarde, tinha que aproveitar ao máximo – escolhi uma barraca para comer um peito de frango assado na brasa e, tomar as minhas geladas.


A principio pensei que a água estava quente, além de toldada, mas, quando entrei, senti que estava geladíssima, uma maravilha, com uma forte correnteza e, a sua cor um pouco turva era por existir naquele local muita tabatinga no fundo do leito do rio.



Fiquei feliz ao ver uns jovens que estavam pulando da ponte, pois já fiz muito isto na minha juventude, quando pulava da Primeira Ponte da Avenida Sete de Setembro - eles são felizes e, talvez, não saibam disso: são novos, com muito tempo pela frente, além de curtirem um rio que ainda não está poluído.


Hora de voltar, comprei doces de goiabada, tucumãs da melhor qualidade e rapaduras, os quais fiz a distribuição de alguns deles para os passageiros do ônibus – deu para dar um cochilo até Manaus - ainda tive tempo para fazer um “pit stop (uma parada técnica)” no Bar Caldeira.

Vale a pena ir até o município de Rio Preto da Eva e, passar um final de semana no seu principal balneário. É isso ai.

Fotos: J Martins Rocha