segunda-feira, 15 de abril de 2013

LANÇAMENTO DO CD “DEI DUE MONDI”


     

Recebi um convite da minha amiga Maira Dessana (professora de música do Colégio Adalberto Valle) para ir ao lançamento do CD “Dei Due Mondi” (De Dois Mundos), da “Amazonas Baroque Ensemble”, no sábado passado, no Teatro Amazonas – fiquei duplamente grato, pois, finalmente, comecei a gostar de música clássica e, por ter conhecido o pai do maestro Márcio Páscoa (coordenador do grupo musical), o artista plástico Álvaro Páscoa -, foi tudo de bom e do melhor. 

Tive três fortes emoções no decorrer do espetáculo, primeiro, foi a presença maciça do público e, principalmente, das crianças e dos jovens, pois estavam bem comportados e vibraram muito no final de cada apresentação – segundo, com a maravilhosa interpretação da soprano Miriam Abad, ela deu um show a parte, sendo aplaudida do começo ao fim e, por último, da ovação do público no final da apresentação, todos em pé, bateram muitas palmas para a apresentação do conjunto.

O CD contém um trabalho de pesquisas e resgate da música barroca, um reencontro de dois mundos, o luso-brasileiro, o passado e o presente, o ideal e o real – mostrando um trabalho que estava escondido nas bibliotecas de Portugal e Espanha, trazendo as novas gerações os escritos de David Perez (1711-1778), José Palomino (1755-1810), Gaetano Maria Schiassi (1698-1754) e Antonio Leal Moreira (1758-1819).


A ”Amazonas Barroque Ensemble” é formada pela Miriam Abad (soprano), Márcio Páscoa (flauta transversal barroca), Gustavo Medina (violino barroco), Bárbara Soares (violino barroco), Gabriel Lima (viola barroca), Oxana Sagaydo (violoncelo barroco), Silvanei Correia (contrabaixo), Vanessa Monteiro (cravo) e Mário Trilha (cravo solista). O CD está à venda na Loja do Teatro, com o preço de R$ 40,00 (quarenta reais) e, segundo um livreto que acompanha o trabalho, o histórico da banda é a seguinte:

É um grupo de músicos que compõe ainda a Orquestra Barroca do Amazonas, dentre outros agrupamentos. São provenientes de países diferentes, com ampla formação e experiência profissional e se dedicam ao repertório inédito ou pouco conhecido do ambiente luso-brasileiro do século XVIII e sua área de influência cultural. Tal repertório aqui presente foi obtido em atividades científicas apoiadas pela FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do amazonas) desenvolvidas no Laboratório de Musicologia da Universidade Estadual do Amazonas, ou através de musicólogos associados, pelo que agradecemos. O grupo tem se apresentado em diversas cidades de Portugal, Espanha, Itália e Brasil, participando ainda de festivais diversos, quer no campo instrumental ou na música sacra e na ópera, dentre o que se destaca a premiére moderna no Brasil de Guerras do Alecrim e Mangerona (1737), de Antonio José da Silva (1707-1774), em 2010. O grupo tem colaborado com artistas diversos, no intuito de valorizar o repertório que aborda e os intérpretes que a ele se dedicam”.

Valeu a pena ter participado do evento, espero que o público prestigie o grupo, comprando o CD, além da parceria das empresas e instituições públicas para não deixarem morrer este projeto de pesquisa e resgate da música barroca. É isso ai.