quarta-feira, 18 de abril de 2012

FALECIMENTO DO CÉLIO ANTUNES

MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG DO MEU AMIGO ALDEMIR BISPO:
http://dembsp.blogspot.com.br/2009/07/celio-antunes.html


A vida nos traz momentos inesperados, muitas vezes agradabilíssimos! Foi o que aconteceu comigo ao reencontrar, depois de vários anos, um dos melhores profissionais do jornalismo local, de todos os tempos.

Célio Antunes Freitas, atuou como âncora do telejornal da extinta e pioneira TV Ajuricaba, desde que chegou a Manaus, no ano de 1970, até 1986, quando foi vendida para o grupo Simões, dando origem a RBN - Rede Brasil Norte; continuou até 1993, coordenando a parte jornalística da nova emissora, período no qual conviveu com mais uma transação empresarial, pois a Assembléia de Deus, assumiu o controle acionário do canal 8, mantendo a sigla, com a denominação de Rede Boas Novas; pouco tempo depois, foi ser diretor na TV Cultura, onde se aposentou.


Nascido em 25 de Fevereiro de 1948, no município de São Tomás de Aquino, próximo a Guaxupé no estado de Minas Gerais, foi locutor de rádio em Belo Horizonte, de onde saiu, para ficar durante três anos no mesmo segmento da mídia em Boa Vista, capital na época, do Território Federal de Roraima; de lá virou um "manauara" assumido.

Célio chegou em Manaus, naquele ano vitorioso em que os brasileiros comemoravam o tricampeonato mundial de futebol, conquistado no México em 70. 
Aqui constituiu família, realizou um admirável trabalho e fincou raízes profundas, na cidade que o acolheu. Houve uma época em que o seu semblante era um dos mais conhecidos de toda a capital. Seguro na apresentação do telejornal da Ajuricaba, formatou um padrão jamais alcançado.

Num período em que não existia teleprompter, ele chegava a decorar laudas inteiras, para seguir na apresentação ao vivo. Pura competência! Sua figura tranquila, generosa, dígna e amável, traduzem bem o estilo mineiro de origem.


Mantendo o caráter de bom camarada, Célio saiu do carro para bater um "plá" suave e como sempre, inteligente. Ainda lembrei do clube de coração, Antunes é Botafogo, clube que deve ter celebrado muito, no auge das grandes conquistas, com aqueles craques de nível acentuado.

Está aqui a satisfação de ter reencontrado o memorável e pioneiro ícone do telejornalismo Amazonense. Meus cumprimentos e humildes desculpas, ao tentar prestar uma simples homenagem a quem merece muito mais. Grato pelos belos anos de convivência, que desfrutei inclusive, pertencendo ao seu departamento e direção no final da primeira RBN.



Boa Sorte Antunes! Perdão pelos erros prováveis. O texto veio do coração.

Informações adicionais:
pt.wikipedia.org

Foto: Bispo


2 comentários:

dembsp disse...

Salve, José Rocha.

Perdi seu comentário por um erro que não entendi; mas faço referência ao seu interesse em postar sobre esta figura de altíssima competência e, que era muito respeitado; além de ser admirado por inúmeras pessoas.

Que Deus o receba em sua eterna morada.Amém.

Movida Brasileña disse...

Eu trabalhei com ele na TV Cultura do Amazonas e nunca esqueço dos nosso papos. ele era uma figura agradável e inteligente como poucas no mundo.
um dia fui á sua sala pegar o jornal a Folha, eu ia todos os dias pegar o jornal depois dele ter lido. um dia ele me disse assim ; Reginaldo, vc é prova que uma pessoa pode ser inteligente e bonita, eu por exemplo sou inteliegente mas sou feio e isso é o mais común, e rimos muito disso. foi legal. Jamais o esquecerei.