sábado, 19 de novembro de 2011

VIOLÃO DO MESTRE ROCHINHA


O meu saudoso pai era um luthier dos bons, um mestre que dominava a arte de fabricar instrumentos de cordas – na década de setenta fez parceria com o Instituto Nacional da Amazônia (INPA), para descobrirem tipos de madeiras bem resistentes, com elevada grau de sonoridade e beleza, próprias para o fabrico de violões e cavaquinhos.

Esta parceria deu certo por muito tempo, tanto que os cientistas e a própria instituição de pesquisa adquiriram diversos violões do meu pai. Eles chegaram a ensaiar um desenho de uma nova estrutura interna do instrumento e, estavam tentando fazer um violão nos moldes do famoso “Gibson” dos Estados Unidos da América.

Em 1985 o meu pai sofreu um acidente vascular cerebral, deixando-o com sequelas, não podendo mais fazer os seus maravilhosos violões e, vindo a falecer em 2007.

A grande maioria dos seus instrumentos foram sendo destruídos por falta de manutenção, pois faltava alguém que entendesse do assunto – poucos violões fabricados pelo Rochinha ainda resistem até os tempos atuais – tenho ainda dois exemplares guardados com muito carinho.

Postei uma fotografia no FaceBook, um trabalho do meu amigo poeta Marcos Gomes, onde eu apareço mostrando um dos violões do meu pai, tendo ao fundo o nosso querido Teatro Amazonas – dias atrás recebi um e-mail de uma pessoa que viu o violão:


“Prezado José Rocha. Fiquei muito feliz por encontrar seu blog na internet e, reconheci logo o violão da sua foto muito parecido ao meu. Ganhei o violão quando cheguei a Manaus, em 1990, para estudar no INPA. Ele estava quebrado e quem fez um reparo "mais ou menos" foi o Jair do CPPF do INPA. Tentei várias pessoas quem pudessem repará-lo e cada um deixava o violão melhor do que estava, mas o braço continuava empenado como está até hoje. E ainda não encontrei quem o reformasse. Eu moro em Natal hoje, e as pessoas que trabalham com lutheria aqui não querem mexer no violão. Gostaria de saber se em Manaus você conhece alguém que possa consertá-lo. Poxa vida! E pensar que morei em Manaus até 2002 e não consegui encontrá-los! Quem sabe em alguma ida minha a Manaus eu leve para você ver e deixar para o conserto. Ricardo Andreazze”

Respondi:

Desculpe-me em não ter respondido antes. O teu violão foi feito pelo "Bandolim Manauense"? Caso positivo, ele poderá ser consertado em Manaus, pela OELA - Escola de Luteria do Amazonas - www.oela.org.br  Que surpresa! Este violão foi fabricado pelo meu saudoso pai - a assinatura é dele! Este violão é uma raridade, para você ter uma ideia, o meu pai faleceu faz quatro anos, porém, passou vinte e dois anos doente e, não fez mais nenhum outro violão.

É isso ai! Viva o “Violão do Mestre Rochinha”!