quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FRATERNIDADE ROSA CRUZ


Gosto de caminhar pela minha cidade e, de fotografar o que acho interessante para publicar no blog - no feriado do “Dia dos Finados” dei um pulo até o bairro Nossa Senhora das Graças, tive uma grata satisfação de encontrar um prédio com uma fachada totalmente diferente do que já vi em Manaus, depois, fiquei sabendo que se tratava da Loja Rosa Cruz Manaus AMORC, situado na Rua Rosacruz, 305, no Conjunto Vieralves.


Uma semana depois de ter tirado a fotografia, bati um papo com um músico conhecido por Moisés, fiquei sabendo que ele é um Rosacruciano iniciado; mostrei a referida foto e, fui convidado para participar de uma reunião com os seus membros.


Ainda não aceitei, pois gosto mesmo é de frequentar as missas de domingo na Igreja de São Sebastião, mas, estou curioso em conhecer o interior do prédio e da palestra inicial.


Sobre a Rosa Cruz fiquei sabendo que se trata de uma Fraternidade (irmãos, irmandade) que ficou conhecida no século XVII através de três Manifestos "Chamado da Fraternidade da Rosacruz", “Confissões da Fraternidade Rosacruz" e “Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz”.


Com relação ao Christian Rosenkreuz, os historiadores dizem que ele nasceu em 1378 na Alemanha, foi educado numa abadia, aprendeu grego, latim, hebraico e magia; em 1393 visitou Damasco, Egito e Marrocos, onde estudou artes ocultas, ao retornar a Alemanha, em 1407, teria fundado a “Fraternidade Rosa Cruz”.


Dizem que Christian Rosenkreuz é apenas um nome simbólico, guardando segredos e mistérios, pois o nome tem um paralelo com Cristo ou Christos, Rosen ou Rosa e, Kreuz ou Cruz. Os Rosacruzes dizem que são herdeiros de tradições antigas (alquimia medieval/gnosticismo/ocultismo/hermetismo/cabala e neoplatonismo).  Sobre a rosa tem uma frase “O coração do cristão permanece em rosas, quando ele permanece sob a cruz”.


Afinal, quais são os princípios e objetivos dos rosacrucianos? Dizem que eles defendem a fraternidade universal entre todos os homens, levando-os ao autoconhecimento e à manifestação de sua real natureza espiritual, a fim de contribuir para a evolução de toda a humanidade. 


Existem várias organizações – a de Manaus é a “Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC)”, fundado no Antigo Egito e organizado pelo Faraó Amenhotep IV, por volta de 1500 a. C.
 

Depois desses conhecimentos iniciais, deu para ligar as figuras egípcias que estão na fotográfia acima, com a “Fraternidade Rosa Cruz”. É isso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, a sede é original.

Anônimo disse...

Tive um sobro desta Ordem! Era gente finíssima, torcedor do Fast e do Corintians, além de fã do Marcelinho Carioca. Era poeta do Clube da Madrugada, mas o memento, em respeito à família, acho melhor não declarar o nome!Todavia, sou pela transparência das instituições!
José Ribamar Mitoso

Anônimo disse...

A Ordem Rosacruz é muito 10 faz a gente desenvolver uma evolução maravilhosa.