terça-feira, 8 de abril de 2008

REVITALIZAÇAO DA MANAUS ANTIGA

Resta ainda uma esperança no fundo da cacimba, para a revitalização total do centro de Manaus.
O governo do Estado do Amazonas, na pessoa do Dr. Robério Braga, Secretário de Cultura, não tem medido esforços para a revitalização dos prédios, praças e ruas, desde o Porto de Manaus até o Boulevard Amazonas. O início foi na Av. Sete de Setembro, com a recuperação de algumas casas próximas a Ponte Romana I, incluindo o Centro Cultural Palácio Rio Negro e a Vila Ninita; depois partiram para alguns casarões na mesma Avenida, próximos à Catedral Nossa Senhora da Conceição; posteriormente foi feito um trabalho magnífico no Largo de São Sebastião, este foi de tirar o chapéu para o governo do estado.
Atualmente, estão realizando alguns serviços isolados, com maior abrangência para o antigo prédio do Comando da Polícia Militar, onde será concentrado o Museu de Numismática e de Arqueologia. A Praça da Polícia foi fechada para recuperação, estou ansioso para conferir, dizem que voltará a brilhar comos nos tempos aúreos da borracha. Ouvi falar que o Banco Itaú sairá do local onde nunca deveria ter ficado - lá existia um dos cinemas mais belos do nosso pais; foi demolido e construído uma agência bancária de mau gosto; já vai tarde! Não tenho certeza, mas o monstrengo será brevemente colocado à baixo e será construído um cinema nos moldes do nosso saudoso Cine Guarani. Além da volta dos Bondes, inicialmente com pequenos percursos pela city; isto será muito bom para todos nós, espero que saía do papel, vou até rezar na Igreja de São Sebastião! Caso for concretizado, irei comemorar no Bar do Armando!
Por outro lado, o Sr. Sefarim Corrêa, prefeito de Manaus, está também fazendo um bom trabalho em nossa Manô de mil constrastes; conseguiu recursos federais, através da Suframa e do Ministério da Cultura, a grana está no caixa, falta mais ação. Com o Projeto Monumenta está recuperando o Paço da Liberdade e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, além de construir espaços públicos da maior importância, como o Parque dos Bilhares, Lagoa do Japiim; estou no aguardo do Mirante do Encontro das Águas, projeto do Oscar Niemayer.
Estas ações são tímidas, mas muito importantes para a nossa cidade. Sabemos que o turista estrangeiro fica somente 1 dia em Manaus, o seu foco é a nossa bela floresta e os nossos rios; com a revitalização total da Manaus antiga, pode preparar os bolsos com os dólares, os turistas ficarão com certeza mais dias na nossa cidade. Diz aquele velho ditado "enquanto existir fé, existirá esperanças", tenho fé e esperanças nos homens públicos de boa vontade; um dia desejo estar vivo para comemorar a revitalização total da nossa querida, amada, idolatrada, salve, salve, Manaus!

Um comentário:

Karenziiita' *-* disse...

Beloo Blog