terça-feira, 16 de julho de 2024

RELÓGIO MUNICIPAL DE MANAUS

                                                                                    Foto Montagem: José Rocha
 

O Relógio Municipal de Manaus é uma marco histórico localizado no Centro Histórico de Manaus, capital     do Estado do Amazonas, Brasil.


Foi inaugurado em 1929, durante a administração do prefeito José Francisco Araújo Lima (autor de Amazônia – A Terra e o Homem).


Sua arquitetura é neoclássica e o mecanismo foi importado da Suíça e montado pela firma Pelosi & Robert, uma loja de italianos que por pouco não foi incendiada na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), porém a residência do Sr. Pelosi Giulio Roberti, não teve a sorte.


Era conhecido carinhosamente pelos manauaras como “Big Bem”, uma alusão ao famoso relógio inglês.


A peça que produzia a “batida” está quebrada e o conserto está a cargo da família Sahdo, permissionários de uma loja de venda e consertos de jóias e relógios, estabelecida no local faz algumas décadas.


Possui uma inscrição em latin ‘Vulnerant Omnes, Ultima Necat’, que significa ‘Todas Ferem, A Última Mata’, alude ao passar das horas e à finitude da vida, lembrando que tudo tem seu tempo e que a última hora é inevitável.


Infelizmente, o relógio permanece mudo, pois a responsabilidade pelo conserto não é da família Sahdo, mas, sim, do poder público municipal, uma vez que o relógio é patrimônio de todos os manauaras.