domingo, 27 de novembro de 2011

ANIVERSÁRIO DA DONA ROSANGELA (DONA RO)

Neste final de semana está acontecendo o aniversário da Dona Rosangela Mamulengo, conhecida como Dona Ro, uma mulher excepcional, mãe-avó, esposa do nosso querido Paulo Mamulengo, o Conde de Paricatuba.

Ontem, aconteceu o “RaiveRo”, com o comando do DJ Tubarão, assim estava programado, não sei de deu “capim na palheta”, pois, apesar da Ponte Manaus-Iranduba está em operação, não foi possível eu ir ao evento - estou por fora, não sei o que está acontecendo por lá.

Hoje, deve está rolando muito peixe assado na brasa, muito som e birita de montão - a praia  e o lago de Paricatuba devem está bombando, com muitos amigos comemorando o niver da Dona Ro.

A Dona Ro é uma cabocla-baiana, nasceu na primeira capital federal do nosso país e, veio ainda muito jovem para Manaus – “comeu Jaraqui e, nunca mais saiu daqui, nem com nojo de pitiú de Bodó”! Ficou apaixonada por esta terra e por sua gente – ralou por um bom tempo, estudou muito, tornou-se Terapeuta Ocupacional, chegando a trabalhar com o médico Rogelio Casado, na área de saúde mental.

Conseguiu passar num concurso público e, está trabalhando na Secretária de Saúde do Estado do Amazonas, o que lhe permitiu dar uma vida melhor para os seus filhos Ruan, Raul e para o netinho, o novo xodó da família Mamulengo.

Ela possui uma história de lutas, sofrimentos, superações, alegrias e de conquistas.

Na companhia do seu marido, moraram por um bom tempo num barco, chamado de “Consciência”, dentro dele, nasceu o seu primeiro filho, o Raul – foram anos difíceis, mas, em compensação, estavam em contato direto com a natureza, inclusive, tornou-se uma incansável defensora da preservação do meio ambiente.

Foi morar na Vila de Paricatuba, no município de Iranduba, interior do Amazonas. Fez um trabalho sério de conscientização dos nativos, para a preservação do lugar – é uma pessoa muito querida e respeitada pela comunidade.

Para conciliar os seus estudos e dos seus filhos, além do seu trabalho em Manaus, optou em ter uma segunda moradia na capital, mas, nunca deixou de visitar a sua bela residência em Paricatuba – uma casa de madeira desenhada e construída pelo seu marido, o Paulo Mamulengo, conhecido mundialmente como o “Conde de Paricatuba”.

Dona Ro, saúde e vida longa! Um abraço do tamanho da Amazônia! É isso.