segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O BLOGDOROCHA está aberto para divulgação de qualquer evento cultural na cidade de Manaus - sinto-me honrado quando alguém solicita um espaço no nosso humilde blog. Hoje, estou publicando um pedido da minha amiga Raquel Cardoso.

Rocha,
Por favor, preciso da sua força na divulgação desse evento, lembrando que é de grande importância, pois é um assunto ainda raro estudado aqui no Brasil. Para estudantes que queiram, será emitida declaração de horas complementares. Obrigada! Raquel Cardoso raquelcardoso.arte@gmail.com  

A Livraria Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para a palestra Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, ministrada pelo professor Lúcio Fernandes Ferreira.

Na ocasião será lançado o livro Identificação de Crianças com Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação, de Lúcio Fernandes Ferreira e Andrea Michele Freudenheim. O evento acontecerá dia 1º de dezembro, às 19h, no Espaço Cultural da Livraria Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro.

Em sua palestra o professor Lúcio Fernandes Ferreira abordará o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), condição que afeta aproximadamente 15% da população infantil, sendo reconhecida tanto pela Associação Americana de Psiquiatria (APA, 1987) quanto pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 1989). O tema é de grande relevância junto aos profissionais que lidam com o desenvolvimento da criança e do adolescente. Com experiência na área de Educação Física, atuando principalmente na aprendizagem motora, controle motor, natação e educação física infantil, Lúcio Ferreira, juntamente com a professora Andrea Michele Freudenheim, publicam o livro Identificação de Crianças com Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação: a lista de checagem do teste MABC em foco, que será lançado após a palestra.

O LIVRO

A literatura internacional apresenta grande produção de pesquisas conduzidas por fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas e profissionais de educação física, no entanto, no Brasil, poucos são os pesquisadores que se dedicam ao estudo do referido tema. O livro apresenta aspectos que conferem ao fenômeno características de complexidade e de heterogeneidade tais como: conceitos, etiologia, subgrupos, comorbidades, impacto no desenvolvimento; e etc. Mais especificamente, esta obra discute a adequabilidade da lista de checagem de observação do comportamento motor do teste MABC, um dos instrumentos mais utilizados para identificação de TDC em crianças.

Identificação de Crianças com Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação é relevante e fundamental para os profissionais que lidam com a saúde, o desenvolvimento e o crescimento da criança e do adolescente por abordar um fenômeno ainda desconhecido no Brasil, mas, que está presente em uma parcela grande da população escolar, interferindo diretamente na vida social, familiar e acadêmica dessa população. Esta obra vem para suscitar e aumentar o interesse nos estudos e nas pesquisas sobre as diversas particularidades que envolvem o fenômeno.

Mais informações sobre a obra acesse: http://www.editoraschoba.com.br/detalhe-livro.php?id=134

AUTORES:

Lúcio Fernandes Ferreira possui graduação em Licenciatura em Educação Física (1987) pela Universidade de Taubaté – UNITAU; Especialização em Ciência e Técnica da Natação (1991) pela Universidade Castelo Branco – RJ. É Mestre em Educação Física (2004) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é aluno do curso de doutorado da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência na área de Educação Física, atuando nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora, Natação e Futebol.

Andrea Michele Freudenheim possui graduação em Licenciatura em Educação Física (1983), mestrado (1992) e doutorado em Educação Física (1999) pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. É Livre Docente pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (2008). Atualmente é professora Associada da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem motora, controle motor, natação e educação física infantil.

Evento: Palestra e lançamento de livro
Palestra: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Palestrante: Professor Lúcio Fernandes Ferreira
Livro: Identificação de Crianças com Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação
Autores: Lúcio Fernandes Ferreira e Andrea Michele Freudenheim
Editora: Schoba
Data: 1º de dezembro de 2011 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural da Livraria Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro.
Entrada franca
Contatos: Valer: (92) 3635-1245 / Lúcio Fernandes Ferreira: (62) 9223-6114 / Raquel Cardoso: (92) 9111-0341

Nenhum comentário: