quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MARINA SILVA, A FORÇA DA RESISTÊNCIA QUE VEM DA AMAZÔNIA

Nasceu no Seringal Bagaço, a setenta quilômetros de Rio Branco, no Acre, recebeu o nome de Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima, filha de migrantes nordestinos.

É uma mulher da floresta, porém, teve uma infância e adolescência muito sofrida: até os quatorzes anos, sabia somente ver as horas e fazer as quatro contas fundamentais; a sua mãe faleceu quando tinha apenas dezesseis anos de idade; pegou hepatite e, começou a estudar aos dezessete anos, pois queria ser freira. Fez dois supletivos e pegou novamente outra hepatite. Morou por alguns anos em Manaus, no Morro da Liberdade.

Foi empregada doméstica, para ajudar no sustento da família. Conheceu o Chico Mendes e o Clodovil Boff, fez um “Curso de Liderança Rural” – conseguiu se formar em “Teologia da Libertação” e cursou História.

Junto com o Chico Mendes fundaram a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre, da qual foi vice-presidente; após o assassinato do Chico, em 1988, foi sucessivamente a vereadora mais votada de Rio Branco, Deputada Estadual e Senadora.

Em 2003, foi galgada ao cargo de Ministra do Meio Ambiente, no governo do Luís Inácio da Silva (PT), serviu nos dois governos, porém, teve divergências com o rumo em que o Partido dos Trabalhadores estava tomando, resolveu se desligar da agremiação e foi para o Partido Verde (PV).

Em 2010, foi aclamada nacionalmente pelos verdes para disputar à Presidência da República, figura em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto; caso fosse candidata em um país desenvolvido, com certeza, estaria em primeiro lugar.

É uma mulher frágil, suave e terna, não se tornou uma católica ou comunista, hoje é uma cristã evangélica. Foi contaminada na sua infância por metais pesados – por sua aparência, uma decadente roqueira nacional, falou que não votaria nela por ter “uma cara de fome”, falou isto por puro preconceito e por desconhecimento do passado da Marina.

A Marina tem um discurso forte -, o seu partido tem propostas concretas, para um crescimento nacional com responsabilidade, infelizmente, o povo brasileiro prefere ficar com a “búlgara” Dilma Rousseff, em vez da nossa gloriosa brasileira Marina Silva.

No próximo domingo, irei digitar 43 e confirmar na urna eletrônica – votarei com a minha consciência tranquila e com a sensação do dever cumprido! É isso ai.

2 comentários:

celestino neto disse...

Prezado Rochinha,

Tambem sou Mais Um,pena que pela covardia de certos politicos do nosso AM Marina esteja sem palanque...

43 Milabraços do confrade

Celestino Neto (Lé)

Flávia Reis disse...

Rocha, aqui em SP também fui 43. E agora vcs aí? Quem apoiarão para o segundo turno?

Bjs e democracia,


Flávia Reis