quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CANTOR GIL VALENTE

Texto: Lucila Meireles*

A poesia das canções de Gil Valente é conhecida em festivais do Amazonas e do país. Possui um repertório variado e exalto que vai de suas próprias composições, passeando pelo samba de raiz e pela Música Popular Brasileira e Amazonense (MPB / MPA), com canções dos grandes compositores brasileiros, como Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Caetano Veloso, Djavan, Zeca Torres, Nicolas Júnior, Cileno, dentre outros.

Histórico

É músico, cantor e compositor. Como compositor acaba de completar treze anos de carreira, isto é, contando com o primeiro festival de música em que ele participou e estreou com pé-direito, vencendo o 2° festival de Manacapuru (2002) com melhor letra, melhor intérprete e melhor música com a canção “Lamento Caboclo”.

Como cantor, Gil Valente ultrapassa um pouco mais de quinze anos de carreira, em Belém, sua terra natal, liderou as bandas: Energia, Sedução, Remelexo, Nazaré, entre outras. Em Manaus liderou as bandas: Impacto, Os embaixadores, Òrion e “Cordão do Marambaia”.

Como músico, aos seis anos de idade já tentava fazer os primeiros calos nos dedos, quando o pai lhe dava as primeiras aulas no velho “Tonante” com cordas de aço, em seguida foi para a escola de violão e composição com Marcos Ferrer, escola de choro do Pará, escola de violão flamenco no Largo da Ordem (Curitiba), espetáculos nos teatros Gebes Medeiros, Ivete Ibiapina, Ideal Clube e Teatro Amazonas (AM).

Projeto Dim Dom Experimental nos teatros Gasômetro e Margarida Schivasappa (PA), apresentações em espaços culturais em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Fortaleza, suas últimas conquistas foram: 1° e 3° lugar, melhor arranjo e melhor letra do Festival de Itacoatiara 2012 com as músicas “Obra-Prima” e “Estrela Valsa” (28° Fecani), 2° lugar geral no FAM/2012 (Festival de Música do Amazonas) com a música “Amor em Silêncio”, 2º lugar e melhor letra no FAM/2013 com a música "Lendário Calendário Maia".

Gil Valente sempre esteve nas finais de todos os festivais em que participou até o presente momento, em 2012, lançou seu primeiro álbum autoral intitulado "De Fino Trato".

Recentemente ganhou o 3º lugar como melhor música a composição “Índios Urbanos” no 5º Festival Amazonas de Música.

Em breve estará lançando seu novo CD "Brasil Cafuzo" (2014 – 2015).


(*) Assessora Parlamentar da ALEAM e Jornalista.

Nenhum comentário: