sábado, 12 de abril de 2014

CENTRO COMERCIAL DO NORTE – MANAUS SHOPPING CENTER

Neste local funcionava o “Cine Odeon”, construído em 1913 e demolido em 1973, para dar lugar ao primeiro centro de compras de Manaus, conhecido como “Shopping Center”, na Avenida Eduardo Ribeiro esquina com a Rua Saldanha Marinho.

A construção, incorporação e vendas ficaram a cargo da “Construtora Adolpho Lindenberg S.A. (CAL)”, situada a Rua Floriano Peixoto, 218 1º. Andar, centro antigo de Manaus.

Era o progresso chegando a nossa cidade, com a destruição de estabelecimentos do início do século passado, para darem lugar aos espigões, o mesmo foi feito para construir o edifício Cidade de Manaus.

Este empreendimento foi iniciado em 1974 e terminado em 1976, com 20 andares, com lojas nos primeiros andares, de 26 a 157 metros quadrados, com escadas rolantes e ar condicionado central.

Os escritórios eram de 35 a 60 metros quadrados, dotados de modernos elevadores e muitas comodidades, com vista para o Rio Negro.

Tinha uma arquitetura avançada para a época, com pontos para telefones nas lojas e escritórios, dotados de “brise soleil” (francês = quebra sol), caixilhos de alumínio e vidros em cristal temperado “fumér”.

A entrega foi em 24 meses, com pagamento em dois anos, preço fixo, sem reajustes e sem correção monetária.


É isso ai.

2 comentários:

Lúcio M S Bezerra de Menezes disse...

Rocha sou teu fã, o trabalho que estas a fazer ajudará na perpetuação
da memória da nossa querida cidade. Parabéns! Quando tiveres um tempinho acessa o in box do teu face, deixei uma mensagem há dias. Abraço e continua essa tua grandiosa obra.

Anônimo disse...

O cine ODEON ficava na Eduardo Ribeiro
esquina com a Saldanha Marinho e nâo esquina com a 24 de maio, conforme publicação; Em consequencia o shopping tambem.