quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS



Ele é conhecido cariosamente pelos seus estudantes como IEA, constituindo-se num dos mais tradicionais colégios de Manaus e, no próximo dia 06 de Março completará 133 anos de existência, pois foi criado em 1880, quando o Brasil ainda era uma monarquia e o Amazonas uma província.

 A sua primeira sede foi na Praça D. Pedro II, mudando por várias vezes, chegando somente ao lugal atual (Rua Ramos Ferreira, 909, centro), em 1944, na administração do interventor Álvaro Maia (1893-1969).

O prédio atual do IEA, foi erquido sobre os escombros de um dos mais audaciosos projetos arquitetônicos do Governador Eduardo Rebeiro, projetado pelo Domenico de Angelis, para abrigar o Palácio do Governo, uma obra que se não fosse destruída pelo opositores do citado governador, seria mais imponente do que o próprio Teatro Amazonas.

A denominação do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), data de 03 de Outubro de 1965, no governo de Arthur César Ferreira Reis (amazonólogo – 1906-1996).

Foram cento e vinte anos formando professores para o nosso Estado e, por força de determinaçao legal do então Ministério da Educaçao e Cultura (MEC) que, instituiu o curso Normal Superior para o exercício do magistério, sendo a última turma de normalistas do IEA foi formada em 2002.

A partir de 2009, o IEA passou a ser uma escola de tempo integral, formando alunos de nível técnico, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).
 
Tive o privilégio de estudar no IEA, em 1974, fiz o curso básico, no turno noturno, foram os meus mestres o professor Garcitylzo do Lago e Silva (falecido) e o professor João Martins Dias (atual Reitor do IFAM) – não continuei os meus estudos por lá, pois não deseja seguir o curso de magistério.

É isso ai.
Foto: Rocha

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma emoção ver esta foto, estudei lá no I.E.A. de 1981 - 1986, foram anos maravilhosos e cheios de dedicação e alegria, boas amizades, ótimos professores, foi uma época em que o ensino público tinha uma boa base, amei estudar no I.E.A. Uma imensa nostalgia. :)

Ruth