quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

UM PRÉDIO ABANDONADO NA AVENIDA EDUARDO RIBEIRO

 

Foto: José Rocha

Por José Rocha

Hoje, passei pela Avenida Eduardo Ribeiro, onde resolvi fotografar este prédio abandonado. Ali funcionava uma agência bancária, que faliu ou foi encampado por outro banco. 

A fachada possui um estilo bem moderno, dotado de uma escada para acesso aos andares superiores (em forma de caracol), era dotado de jardins em sua frente, com portas e janelas de vidro fumê, além de uma entrada ao lado esquerdo para garagem no subsolo. 

Durante alguns anos ficou totalmente fechado, sem nenhum segurança no local. Com o tempo, os vândalos, flanelinhas, moradores de rua e viciados em drogas tomaram conta do lugar. 

Domingo retrasado passei pela Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro, o local parece-me que alguém ateou fogo, pois estava um amontoado de entulhos jogados na calçada, com muitos estilhaços de vidros das janelas por todos os lados. 

Não sei se aquele imóvel está em briga judicial, mas a Prefeitura de Manaus bem que deveria obrigar o proprietário colocar pelo menos um tapume em sua frente. Está aberto para todos entrarem e fazerem o que bem quiserem e entenderem. Além da sujeira e lixos, o odor é insuportável. 

Uma vergonha. Imagine o que falam de nossa cidade os milhares de turistas que chegam nos transatlânticos que aportam no Roadway e sobem a Avenida Eduardo Ribeiro para conhecerem o mais bonito Teatro do Brasil. 

Infelizmente, nossa cidade não possui nenhum Vereador que represente o Centro Histórico de Manaus, pelo menos um Edil que pudesse levar as demandas ao Prefeito e as secretarias municipais, para cuidarem com mais cuidado daquela parte que foi o berço de Manaus. Aproveitadores existem aos montes, quando são eleitos dão às costas para o nosso Centro Histórico.

Naquele lugar, lembro muito bem quando estava no início da vida adulta, existia na esquina o Cine Odeon, o mais chique de Manaus, ao seu lado existiam dois prédios, e um deles era a sede dos periódicos “O Jornal” e “Diário da Tarde”, onde aconteciam a famosa “Corrida Pedestre Henrique Archer Pinto”.

Todos  gostavam mesmo de ver era o "Godot", um afrodescendente, baixinho, com a barriga saliente e os cabelos grisalhos; tinha um jeito desengonçado de correr, chegava sempre em último lugar, ninguém arredava o pé, todos aguardavam ele chegar, era mais festejado do que os primeiros colocados, aliás, era recebido com toda a pompa, com direito a retreta da Banda da Polícia Militar, fogos de artifícios, banhos de mangueira pelos Bombeiros, além de receber troféus e medalhas. Era a alegria da molecada e dos mais velhos! 

                                                                              Foto: Manaus de Antigamente

Na fotografia antiga, aparece o Cine Odeon antigo (atual Edifício Shopping Center) e ao lado os dois prédios que foram, também, demolidos (onde fica o atual abandonado da foto acima).

Pois é, mano velho, aquele local possui história, mas o tempo não perdoa e tudo em nome do progresso é destruído e esquecido.

É isso ai.