terça-feira, 6 de setembro de 2022

PASSO A PAÇO

 PASSO A PAÇO

Este projeto da Prefeitura de Manaus está na sua sétima edição, como uma forma de resgate, do centro histórico de Manaus, buscando através de atrações musicais locais e nacionais, gastronomia e culturais, incutir no povo manauara a autoestima e valorização de sua cidade, exatamente no local onde ela nasceu e se desenvolveu – é um projeto caríssimo para o cofre público municipal, no entanto, acho muito importante para a valorização e amor à nossa cidade, apesar dos pesares.

O projeto é assim chamado (assim acho) por concentrar todas as atividades num local onde o povo poderá curtir vários ambientes andando (passo) partindo do Paço (antigo Palácio do Governo).

A cidade de Manaus é tão pequena em relação ao Estado do Amazonas, no entanto, ela é tão populosa que se tornou uma Cidade-Estado, englobando a Região Metropolitana de Manaus, onde os nossos munícipios vizinhos serão todos no futuro abarcados por Manaus.

Por ser morador antigo do centro da cidade Manaus, resolvi, hoje, caminhar até o Paço no início da tarde, muito antes dos shows e eventos do último dia.

Ontem, fui barrado no baile, pois gosto de samba, suor e cerveja, mas não deu para quem quis: cerca de dez mil pessoas ficaram de fora!

Hoje, a programação será para “os santos”  - àqueles que irão direto para o céu, no caso os evangélicos e os católicos apostólicos e romanos – será o show “gospel” bem ao gosto do Prefeito evangélico, pois os dois dias anteriores foram para “os pecadores” e “não cristãos” que irão direto para o inferno. Cruz, credo!

Partindo da Rua Tapajós, toda asfaltada – está uma belezura – passei pelo Largo de São Sebastião – uma beleza pura – ao adentrar a Rua Barroso, a coisa toda mudou de feição.

Apressei os meu “Passo” para chegar no “Paço”: a rua está toda esburacada, sujeira total, fedentina de esgotos sanitários jorrando pelas sarjetas, o Castelinho fechado, a Casa Dos Estudantes da UFAM fechado e abandonado, bueiros sem tampa, a Caixa Econômica Federal com tapumes e nunca termina a reforma do prédio, até a Bemol pegou o beco – apesar dos pesares ainda existem alguns prédios bem conservados pelos seus donos – por sinal, a Biblioteca Pública salva tudo!

Pois bem, continuei com o “Passo” até o “Paço”, discai até a Praça da Polícia, uma vergonha! Abandonada, depredada e sem manutenção. Alguns locais fedem a urina, pois não possui nenhum mictório público naquele local e em todo o centro da cidade. Isto é um absurdo!

Apressei o meu “Passo” para chegar logo ao “Paço”, mas tive de parar na Avenida Sete de Setembro com a Eduardo Ribeiro, um buraco enorme está lá, herança do ex-prefeito Artur Neto. Como é que pode! O prefeito atual já está dois anos no poder e nada fez para tampar aquele buraco do Arthur! 

No “Passo” até o “Paço” a coitada da Avenida Sete de Setembro está abandonada! As fotografias valem por mil palavras! Deu pena em ver uma belíssima obra do ARQUITETO (em letras maiúsculas) Severiano Mário Porto (antigo BASA) totalmente abandonado!

Tudo mudou quando cheguei no “Paço”! Graças A Deus! O meu “Passo” já estava cansado e decepcionado. Pois bem, tudo limpinho, organizado, segurança “saindo pelo ladrão” – passei por vários palcos, onde estavam “passando o som”, coisa de primeiro mundo!

Segundo o atual prefeito, os empreendedores faturaram alto (de três a trinta mil por noite!) – passei pela Rua Mauá, reduto dos boêmios e mulheres de programa – vi dezenas delas todas sorrindo com a vida, acho que o faturamento, ontem, foi alto, hoje, será zero, pois o pessoal gospel “não pula muro” ou pula? Sei, lá! 

O pessoal das barracas de cervejas e cachaças mudaram o estoque para “água mineral”, pois o “capeta” não vai ter saída – ou vai? Sei, lá!

Não sou contra o evento, muito pelo contrário, sou totalmente a favor, no entanto, no próximo ano, o prefeito têm o dever de consertar o “Passo”, pois para termos uma ideia dos milhões gastos em 2022, somente com os cachês dos artistas de renome nacional dava e sobrava para “tampar o buraco do Arthur” e muito mais!

É isso aí.