sábado, 10 de setembro de 2022

MANA MANAUS


Meu nome de batismo é José Martins Soares, conhecido por muitos por José Rocha, apelido herdado de meu pai, o saudoso luthier José Rocha (Rochinha), um   cearense que veio para Manaus ainda muito jovem, famoso por construir e consertar instrumentos de corda, entre os quais o violão, conquistando fama além-fronteiras.
        Nasci no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, vivendo os primeiros dias com meus pais e meus irmãos mais velhos num “flutuante” no Igarapé de Manaus. Aos doze anos de idade fui morar com a minha família na Vila Paraíso, na Avenida Getúlio Vargas.   Casei em 1980 fixando residência no Conjunto dos Jornalistas, depois de separado voltei ao centro da cidade.
        Dentre algumas conquistas, a colocação de grau no curso de Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e apesar das vicissitudes, a alegria de manter em todos esses longos tempos, um grande número de amigos fraternos e também de desfrutar da companhia e do carinho dos três filhos e dos três netos que Deus me presenteou.
        Sou um sessentão, gosto de caminhar pela minha cidade Manaus, senti-la, fotografá-la e acompanhar a sua evolução, fazendo postagens nas mídias sociais, principalmente sobre a sua história,     o seu povo e a cultura.  Este livro foi fruto de publicações no BLOGDOROCHA    do qual sou editor desde 2006, no sitio 
www.jmartinsrocha.blogspot.com.     Conto com um farto material recolhido de livros de autores amazonenses, pesquisas em jornais antigos e de mídias sociais.    Não sou historiador, apenas um memorialista, procurando sempre colocar nos textos meus sentimentos e  minha saudade da antiga Manaus.     Mana é como os manauaras se tratam uns com os outros, constituindo-se na maior família do planeta. Isto é cultural.      Manaus a nossa cidade, significando em tupi “A Mãe dos Deuses”. Somos seus filhos, por isso todos os manauaras são irmãos. O saudoso jornalista manauara Inácio Oliveira escreveu artigos e poemas com o título Mana Manaus.  O poeta amazonense Chico da Silva compôs e gravou a toada Mana mana Manaus, para demonstrar o seu amor a cidade que o acolheu como seu legítimo filho.   O livro é dedicado a ela,  a nossa Mana Manaus.

Mana mana Manaus
No coração da hiléia
Tu és soberana cidade matriz
O rio Negro teu ciúme, teu costume
Abraça forte teu terraço fluvial
O rio Amazonas viageiro te paquera
Nesse manto florestal
Vila da Barra, tu és monumental
Entalhada pelos teus igarapés
Mana Manaus
Bela arte manauara
Os teus palácios, o teatro, a catedral
A relumear, sob o céu da Amazônia
Os teus poetas, tuas danças e bumbás
Mana manô
Minha fada, meu conto de amor
O orgulho e encanto do amazonense
Chico da Silva