quinta-feira, 25 de junho de 2020

CAMISA DO BRASIL


Noto que algumas pessoas gostam de vestir a camisa do nosso Brasil em quatro e quatro anos, exatamente em ano de Copa do Mundo de Futebol.

Outros a usam normalmente, independentemente de épocas futebolísticas, semana da pátria ou para se identificar com grupos de direita e/ou extremistas.

Pertenço ao segundo grupo.

Faz uns quinze anos. Era um sábado quente de Manaus. Estava num boteco famoso da nossa cidade. Vestia uma camiseta com as cores do nosso pavilhão nacional. Um senhor que estava por lá, resolveu tirar onda comigo: - Você somente está vestido com esta camisa porque é a Semana da Pátria. Tu deves passar o ano inteiro com ela esquecida no cesto de lixo! Respondi: - Negativo! O senhor está equivocado! Uso a minha camisa o ano inteiro, principalmente nos finais de semana, pois para mim é um orgulho vesti-la!

Ano passado fui a um encontro informal numa praça, estávamos na Semana da Pátria. Vestia uma camisa do Brasil e um short verde. Um dos coordenadores do evento inquiriu-me: - Você é Bolsonarista? Respondi-lhe: - Sou apenas um brasileiro que ama o seu país. Estamos na semana cívica do nosso país. Tu achas que eu iria vestir uma camisa estilizada com a bandeira dos Estados Unidos, da Venezuela ou do Haiti? Nem pensar! Sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor!

Certo dia parei numa barraca para comprar uns mamões e abacaxis. O dono estava todo paramentado com a bandeira de seu país, a Venezuela. Ele ficou me olhando, achando que eu era um cara diferente. Não sei o que passou pela cabeça do camarada! Deve ter pensado: “Esse deve ser nacionalista ou militar!”.

Gosto muito de caminhar. Vez e outra uso camisas do Brasil. Com a disseminação das briga entre extremistas fico até receoso, pois podem até agredir-me, pesando que sou “do outro lado”. 

Notei algumas vezes pessoas olhando-me de lado e fazendo comentários “Antifas”. Outros sorriem e gostam da minha camisa, talvez imaginem que faço parte do time dos “Fascistas”!

O cara sai todo de branco, alguns acham que ele pode ser médico, enfermeiro ou macumbeiro! Sai de preto, imaginam que ele é roqueiro ou antifascista! Se sair todo de vermelho, é petista e comunista! Se andar de vermelho e preto irão chama-lo de urubu flamenguista! Todo de verde e branco é periquito palmeirense! Se vestir a camisa do Brasil vai ser chamado de militar e fascista!

Se eu resolver caminhar sem camisa pela cidade, a grande maioria irá falar que eu não possuo etiqueta e que não respeito aos bons costumes! Caralho!

Acho que irei andar pelado, pelado, nu com a mão no bolso! Serei preso na hora! Ou levado para o hospício!

Sabe de uma coisa: podem falar o que quiserem, sempre que possível caminharei com a camisa do meu país, o do meu Brasil! Falem o que quiserem! Tô nem ai! Tudo passou, tudo passa e tudo passará, mas o nosso Brasil continuará!

Nenhum comentário: