sábado, 20 de junho de 2020

50 ANOS DO TRICAMPEONATO DE FUTEBOL DA SELEÇÃO BRASILEIRA - A SELEÇÃO ESTEVE EM MANAUS ANTES DE VIAJAR PARA O MÉXICO - FONTE: LIVRO DE JOSÉ ROCHA E JOAQUIM ALENCAR (NY COSMOS X FAST CLUBE)

Para a inauguração oficial do Estádio Vivaldo Lima, ocorrido em cinco de março de 1970, foram realizados dois jogos de futebol: Seleção B (reservas) do Brasil e do Amazonas – Seleção A (titulares) do Brasil e do Amazonas.
Pontos Negativos: O trânsito ficou engarrafado por duas horas (muito tempo para aquela época) para o torcedor chegar ao estádio. Muitos desmaiaram, principalmente, crianças e adolescentes, em decorrência de terem saído muito cedo de casa sem almoçar. Houve invasão dos torcedores nas cadeiras numeradas. Por um descuido da administração uma comporta aberta e a água da chuva invadiu um dos vestiários. Roubos de carteiras, colisões, brigas nas torcidas, além do intenso calor. Ausência de condições para a utilização dos vestiários e falta de luz forçando o jogo terminar já no escuro. Nada disso chegou a influenciar na alegria do povo e dos organizadores da festa.
Pontos Positivos: Os juízes Airton Vieira de Moraes e Arnaldo César, mesmo a despeito dos pontos negativos acima citados, tiveram uma boa impressão do Estádio Vivaldo Lima, eles gostaram muito, compreendendo que ainda faltava muita coisa para o seu acabamento – elogiaram o empreendimento do governo do Amazonas e o povo pela suntuosa obra – os dois acharam o vestiário dos juízes como melhor do que o do Maracanã, Mineirão e Beira Rio.
Primeiro jogo:
A Seleção Brasileira entrou em campo às 14 horas, com o Sol a pino. Fizeram o aquecimento, cumprimentaram o o público, porém, a Seleção Amazonense não apareceu. Isso irritou o treinador Zagalo, mandando os seus jogadores de volta ao vestiário. Voltaram dez minutos depois que os amazonenses estavam em campo, foi o troco, usaram a mesma tática para tentar sufocar os jogadores adversários com o calor e intensos raios de sol.
Um pênalti mal cobrado por Antônio Piola, um lance duvidoso, uma jogada de azar e uma brincadeira de uma zagueiro, determinava a derrota da Seleção do Amazonas por 4 X 1. Quatro jogadores amazonenses foram convocados pelo treinador Zagalo - jogaram no segundo tempo, eram eles: Catita (Rio Negro), Evandro (Olímpico), Pretinho (Nacional) e Pompeu (Fast), ganharam moral e reconhecimento na imprensa nacional ao vestir a camisa da seleção brasileira, mesmo com alguns já estando aposentando as chuteiras. O nosso técnico foi o radialista Jaime Rebelo, com a supervisão do Leal da Cunha. Gols: Dario (Dadá Maravilha) fez três gols, Lincoln, contra e Laércio, fez o único do Amazonas.

Segundo jogo:
16h05mim – a Banda do Instituto Benjamim Constant fez nova apresentação;
16h10mim – o Governador Danilo de Matos Areosa entre em campo para as solenidades antes do jogo;
16h28min – O Rei Pelé recebe homenagens em campo;
16h33min - O governador dá o “ponta pé inicial” a favor do Brasil;
16h35min – Foi dada a saída para a Seleção Brasileira.
Houve uma verdadeira caçada de centenas de repórteres e fotógrafos em torno dos craques da Seleção Brasileira, provocando um retardamento do início da partida, refletindo no final, com 15 minutos depois das 18 horas, já escuro, quase sem nenhuma visibilidade.
Gols:
Seleção Brasileira (4): Rivelino, Paulo César Caju, Carlos Alberto e Pelé. O Pelé foi aplaudido quando entrou em campo, jogou mal e foi vaiado, quando fez um gol, voltou a ser aplaudido, dedicando o gol a torcida do Amazonas.
Seleção do Amazonas: Mário, fez o único gol da nossa seleção.
Para o treinador Zagalo foi apenas um treino, pois o Brasil estava se preparando para ser o futuro Tri-Campeão Mundial de Futebol, no México. Para ele, a Seleção B (dos reservas), não tinha nenhum comentário a fazer, pois estava muito desfalcada, e aquele jogo não podia nem ser considerado um treino. Escalou Zé Carlos de lateral e Arilson de volante só para “tapar buracos”, pois não tinham outros – disse a imprensa:
“Mesmo sem colocar os jogadores do Amazonas, o teste não iria ser válido, pois os jogadores que estão disputando uma vaga para o México estavam completamente fora de suas posições. Por causa do forte calor, tive que fazer algumas modificações, o que piorou mais ainda no sentido de teste. Para mim, o primeiro jogo não valeu”. Sobre o segundo jogo “Gostei muito da seleção brasileira, fez o melhor treino desde que foi convocada. Pela primeira vez desde que sou técnico, vi que a defesa brasileira jogou bem, com alguns erros ainda, mas dentro do padrão que pretendo impor. O bloqueio feito por Clodoaldo, Rivelino e Paulo César foi quase perfeito, o ataque também esteve bem, pois foi rápido nos contra ataques, e acho que conseguiremos vencer as defesas dos adversários na Copa do Mundo. As duas seleções do Amazonas foram melhores do que esperava “mas por razões obvias” não poderiam ser adversários suficientemente fortes para exigir muito da seleção brasileira”, finalizou.

Nenhum comentário: